Saiba se séruns e antissépticos roxos funcionam para clarear os dentes
Clareadores de dentes que usam colorantes roxos estão sendo promovidos por influencers, mas têm efetividade contestada por dentistas
atualizado
Compartilhar notícia
A influenciadora Kim Kardashian tem usado suas redes sociais para promover um sérum dental que possui colorante roxo em sua composição. De acordo com ela e outras estrelas de Hollywood, o uso constante destes produtos seria capaz de neutralizar o aspecto amarelado dos dentes. Especialistas em estética bucal, porém, pedem cautela com o uso do sérum.
“O roxo realmente tira aqueles tons que você não quer nos dentes e os torna brilhantes e brancos”, afirma Kim em um dos vídeos que divulgam uma pasta de dentes australiana que custaria cerca de R$ 80 no Brasil.
A ideia não é novidade. Existem outros produtos que funcionam como séruns e fluidos matizadores dentais e são baseados no uso dos tonalizantes roxos para clarear os dentes.
Dentistas, entretanto, desaconselham o uso. “Eu não indico. É necessário ter acompanhamento de um profissional para fazer qualquer procedimento de clareamento. Há sempre riscos nestas soluções mais improvisadas, como o de desenvolver uma sensibilidade nos dentes”, afirma o dentista Ueslei Rêgo, de Brasília.
A Rizu, uma das marcas que vendem produtos baseados nesta ideia de tonalização dental no Brasil, com campanhas protagonizadas por Cauã Reymond, ressalta que o uso deve ser pensado como o de um produto que complementa a higiene bucal — uma espécie de maquiagem para os dentes.
“É um efeito temporário que disfarça as manchas amareladas. Mas, se você quiser manter os dentes sempre branquinhos, o recomendado é usar diariamente ou pelo menos quatro vezes na semana”, diz a marca.
Funciona para clarear os dentes?
No Brasil, muitos vídeos publicados em redes sociais recomendam ainda o uso do antisséptico violeta de genciana nos dentes para conseguir o clareamento. Entretanto, os dentistas afirmam que o uso da substância de coloração roxa intensa não é útil.
“Além de não clarear os dentes, pode ainda pigmentar trincas de esmalte e emendas de restaurações, comprometendo a estética do sorriso”, alerta o dentista José Carlos Garófalo, de São Paulo.
Existe, no entanto, um tratamento roxo que parece ser realmente efetivo para claremento dos dentes: o uso de LED violeta em sessões administradas por dentistas.
Ainda assim, de acordo com um artigo da USP de Ribeirão Preto, elas são menos eficientes que tratamentos combinados com peridóxido de hidrogênio e outras técnicas clareadoras químicas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.