metropoles.com

Covid: saiba os sintomas mais comuns da doença atualmente

Dados do Ministério da Saúde mostram que houve um crescimento nos casos da Covid no país. Veja quais são os sintomas mais comuns atualmente

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto de um homem com covid sentado no sofá, usando máscara. Ele está apoiando a mão na cabeça - Metrópoles
1 de 1 Foto de um homem com covid sentado no sofá, usando máscara. Ele está apoiando a mão na cabeça - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Brasil registrou um aumento relevante nos casos e nos óbitos por Covid-19 entre julho e agosto deste ano. Segundo os dados mais recentes do Painel de Monitoramento do Coronavírus do Ministério da Saúde, o crescimento foi de 105,8% no número de diagnósticos da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a tendência de aumento nos casos de Covid-19 atingiu especialmente idosos. O crescimento de casos ocorre em um cenário no qual o coronavírus já passou por diversas mutações, que também alteraram os sintomas mais comuns da doença.

“Os sintomas mudaram porque, a partir de 2022, só existem casos de variante Ômicron — todas as outras desapareceram. E ela é a cepa mais associada com o trato respiratório superior, ou seja, desce menos para os pulmões e fica mais no nariz, na faringe. Por isso, é uma variante mais transmissível”, explicou em entrevista anterior ao Metrópoles, o virologista José Eduardo Levi, da Rede Dasa.

O especialista ressalta que, embora a mortalidade da variante Ômicron seja menor, ela ainda é significativa, reforçando a importância da vacinação contra a Covid-19.

“Quando o coronavírus entra em contato com a gente, temos uma reação imunológica pronta. Infelizmente, ela ainda não é capaz de evitar a infecção, porque o vírus vai se mutando e sendo capaz de driblar o sistema imune a ponto de conseguir nos infectar e se replicar no nosso corpo. Mas hoje, com a vacina, temos uma resposta muito mais pronta” explicou Levi.

Sintomas mais comuns e a importância dos testes

O infectologista Werciley Saraiva Vieira Junior, do grupo Santa, conta que, os sintomas continuam semelhantes aos da gripe e resfriado, com o vírus agindo sobretudo nas vias aéreas superiores. Além destes, são comuns sintomas de diarreia e chiado no peito que, nem sempre, as pessoas associam à possibilidade de Covid.

“É importante que as pessoas façam o teste, pois ele encaminha o tratamento e indica o nível de preocupação que se deve ter”, afirma Werciley.

O teste deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia após o início dos sintomas, quando a carga viral está mais alta.

Os sintomas mais frequentes de Covid observados atualmente incluem:

  • Febre ou calafrios;
  • Tosse seca e persistente;
  • Cansaço;
  • Dor de garganta;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Coriza;
  • Náusea ou vômito;
  • Diarreia.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?