metropoles.com

Atenção! Covid-19 ainda mata mais do que a dengue em 2024

A maior quantidade de mortes por Covid aconteceu nas 12 primeiras semanas do ano, quando a média foi de 217 mortes por semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de profissional da saúde fazendo swab nasal para teste de covid em idosa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de profissional da saúde fazendo swab nasal para teste de covid em idosa - Metrópoles - Foto: Getty Images

Apesar de o Brasil enfrentar uma epidemia de dengue em 2024, com um recorde histórico de mais de 4,9 milhões de casos, o número de mortes causadas pela Covid-19 ainda é maior do que o de mortes ocasionadas pela doença transmitida pelo Aedes aegypti.

Conforme informações da Plataforma Coronavírus do Ministério da Saúde, desde o começo do ano até a 20ª semana epidemiológica, finalizada em 18 de maio, foram contabilizados 3.567 óbitos por Covid-19. No mesmo intervalo, as arboviroses, como a dengue, resultaram em 2.899 mortes.

O maior número de óbitos por Covid-19 foi registrado nas primeiras 12 semanas do ano, com uma média semanal de 217 mortes. Após a 13ª semana epidemiológica, essa média caiu para 119 óbitos por semana.

Vacinação contra a dengue e Covid

Na rede pública, a vacinação contra a dengue é oferecida apenas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, devido à quantidade limitada de doses produzidas pela farmacêutica Takeda.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 inclui uma gama mais ampla de faixas etárias, abrangendo crianças de 6 meses até 4 anos, gestantes, puérperas e idosos. As vacinas para a Covid-19 estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em centros de atendimento ambulatorial.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?