metropoles.com

Covid: Estados Unidos encurta período de isolamento para infectados

País alterou as regras de isolamento para pessoas infectadas pelo vírus da Covid, reduzindo o tempo em que os pacientes devem ficar isolados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gov-SC/Divulgação
mascara
1 de 1 mascara - Foto: Gov-SC/Divulgação

Os Estados Unidos alteraram as regras de isolamento para pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2, reduzindo o tempo em que os indivíduos com Covid devem ficar fora de suas atividades normais.

A partir de agora, de acordo com decisão das autoridades de saúde, os cidadãos norte-americanos com Covid ou outras infecções respiratórias podem retomar as atividades um dia depois de deixarem de ter febre sem a ajuda de medicamentos.

Antes as orientações eram que as pessoas com Covid só retornassem às atividades normais cinco dias depois do início dos sintomas, e, na fase inicial da pandemia, que aguardassem ao menos dez dias em casa.

Na prática, as novas regras igualam a Covid-19 a outras doenças respiratórias, como a gripe e o vírus sincicial respiratório. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doença (CDC), o novo entendimento está apoiado em diversas evidências, como a queda hospitalizações e mortes relacionadas à doença.

“Nosso objetivo aqui é continuar a proteger as pessoas em risco de doenças graves, ao mesmo tempo que tranquilizamos as pessoas de que essas recomendações são simples, claras, fáceis de entender e podem ser seguidas”, afirmou a diretora do CDC, Mandy Cohen, em coletiva de imprensa realizada nessa sexta-feira (1/3).

Cuidados no retorno

Reconhecendo que as pessoas com Covid podem passar a doença mesmo sem apresentar sintomas, o CDC orienta que, ao deixar o isolamento, os indivíduos limitem os contatos próximos, usem máscaras bem ajustadas e reforcem hábitos de higiene, como lavar as mãos e cobrir boca e o nariz ao tossir e espirrar.

Recomendações da OMS

As recomendações atuais da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto ao coronavírus foram estabelecidas em janeiro de 2023. No documento, a agência internacional de promoção à saúde também encurtou o período de isolamento que havia estabelecido na fase inicial da pandemia.

Os pacientes com sintomas e teste positivo deveriam guardar isolamento de 10 dias. Os pacientes sem sintomas e teste positivo devem permanecer 5 dias em isolamento e, caso façam um segundo teste com resultado negativo, podem retornar às atividades imediatamente.

Como é no Brasil?

As recomendações atuais do Ministério da Saúde são de 2022. Para casos leves e moderados, a pessoa infectada pode voltar à vida cotidiana a partir do sétimo dia, caso já não apresente febre ou sintomas respiratórios.

Outra possibilidade é realizar um teste no quinto dia e, em caso de resultado negativo, o paciente está liberado para deixar o isolamento.

Se os sintomas persistirem, é necessário completar dez dias desde o início deles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?