Covid: estudo revela os 19 principais sintomas da variante Ômicron
Os principais sinais da doença relatados por pacientes em levantamento foram coriza, dor de cabeça, fadiga, espirros e dor de garganta
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo britânico realizado pela iniciativa ZOE Covid, que reúne depoimentos de pessoas infectadas com o coronavírus, revelou uma lista com os 19 sintomas mais comuns da variante Ômicron. Entre eles, os principais são: coriza, dor de cabeça, fadiga, espirros e dor de garganta.
Apesar da quantidade de sinais que mostram a manifestação da doença, estudos revelam que a variante da Covid-19 é mais leve do que outras cepas. De acordo com relatório oficial do Reino Unido, o risco de hospitalização é 50% a 70% menor do que com a Delta.
Os pesquisadores britânicos também analisaram o impacto que a dose de reforço da vacina tem contra a Ômicron, e concluíram que ela pode fornecer cerca de 85% de proteção contra casos graves da doença.
Segundo a pesquisadora da ZOE Claire Steves, o estudo revelou que quase 50% dos novos casos diários da variante ocorreram em pessoas que haviam recebido apenas duas doses do imunizante. Além de identificar a eficácia da dose de reforço da vacina em pacientes diagnosticados com a Ômicron, o estudo também apontou os 19 sintomas mais relatados pelos voluntários que foram contaminados com a cepa.
Saiba quais são os 19 principais sintomas:
- Dor de cabeça;
- Nariz escorrendo;
- Fadiga;
- Espirros;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Voz rouca;
- Calafrios;
- Febre;
- Tontura;
- Confusão mental;
- Olfato alterado;
- Dor nos olhos;
- Dores musculares incomuns;
- Perda de apetite;
- Perda de cheiro;
- Dor no peito;
- Glândulas inchadas;
- Desânimo.