metropoles.com

Covid: estudo mostra diferença entre sintomas de vacinados e não vacinados

Levantamento feito com dados de 1 milhão de pessoas detalha quais são os sintomas mais recorrentes em caso de infecção pelo novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Espirro - coronavirus
1 de 1 Espirro - coronavirus - Foto: Pixabay

Levantamento produzido pelo ZOE COVID Symptom Study — iniciativa promovida por cientistas do King’s College London, em parceria com outras instituições de pesquisa — lista alguns dos sintomas mais relatados por quem já teve Covid-19, incluindo a população vacinada com uma ou duas doses contra o coronavírus. Para reunir esses dados, 1 milhão de moradores do Reino Unido informaram, por meio de um aplicativo criado pelos pesquisadores, de que forma o corpo estava reagindo à infecção.

O estudo, no entanto, não distingue pacientes infectados pela cepa original do coronavírus e os que foram contaminados pela variante Delta, que está em alta no Reino Unido. Por isso, os sintomas podem ser diferentes daqueles mais comuns no Brasil, onde a Delta ainda não é predominante.

De acordo com o levantamento, os principais sintomas informados pelos não vacinados foram: dor de cabeça, dor de garganta, coriza, febre e tosse persistente. A perda de olfato não foi tão comum entre os relatos, ficando em nono lugar, assim como a falta de ar, que ficou na 30ª posição.

Entre aqueles que se vacinaram com uma dose, apareceram sintomas que não eram tão comuns no início da pandemia, como coriza e espirros. Além destes, também foram recorrentes relatos de dor de garganta e tosse persistente. A febre, que já foi considerada um sintoma típico, tornou-se menos frequente nesse grupo.

Quando a pessoa está vacinada com duas doses, de acordo com a pesquisa, houve significativa diminuição nos relatos de sintomas, que duraram menos tempo quando se manifestaram, se comparados com quem foi parcialmente imunizado. Essa evidência confirma que a vacinação completa cumpre seu papel de evitar o agravamento da doença.

Em relação aos pacientes que já haviam completado o esquema vacinal, foram mais comuns os relatos de dor de cabeça, espirros, dor de garganta e perda de olfato. Nessas pessoas, a tosse persistente foi o oitavo sintoma mais comum; a febre apareceu como o 12º, e a falta de ar, em 29ª posição.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?