Covid: conselheiros do FDA pedem vacina atualizada contra a Ômicron
Grupo de especialistas recomenda que novos reforços sejam aplicados com fórmulas desenhadas para atuar contra novas subvariantes
atualizado
Compartilhar notícia
Os conselheiros da Food and Drug Administration (órgão americano equivalente à Anvisa) recomendaram, na noite dessa terça (29/6), que os próximos reforços da vacina contra a Covid-19 sejam atualizados para combater as novas variantes do coronavírus.
O grupo aconselha o órgão, que deve acatar ou não a recomendação. A decisão deve ser tomada no começo de julho.
Segundo os cientistas, é preciso criar fórmulas que ataquem as subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron, que já se tornaram dominantes em grande parte do mundo. O FDA pretende lançar uma nova campanha de reforços para a vacina nos Estados Unidos até outubro, no outono do hemisfério norte.
“Quanto mais próxima for a vacina da cepa circulante, acreditamos que melhor deve ser a eficácia do imunizante, e potencialmente, a fórmula também ofereceria uma maior durabilidade na proteção”, explica o diretor do centro de pesquisa e avaliação biológica do órgão, Peter Marks, em entrevista coletiva.
Na reunião, representantes da Pfizer, Moderna e Novavax apresentaram dados mostrando que estão fazendo testes de fórmulas feitas a partir da variante Ômicron. Segundo a Moderna, seria possível entregar vacinas contra a cepa até setembro — porém, um imunizante para as novas subvariantes só ficaria pronto no começo de novembro.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.