metropoles.com

Covid: com reforço, vacina da Janssen tem eficácia de 94%, diz empresa

Estudo da empresa indicou que taxa de proteção é quase total quando aplicado o reforço. Eficácia apenas com uma dose chega a 70%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eduardo Sanz/Europa Press via Getty Images
Vacina Johnson & Johnson
1 de 1 Vacina Johnson & Johnson - Foto: Eduardo Sanz/Europa Press via Getty Images

Um estudo da Johnson & Johnson, farmacêutica responsável pela vacina da Janssen, realizado entre março e julho deste ano, revelou que a segunda dose do imunizante contra a Covid-19 aumenta para 94% a proteção contra as formas moderadas e graves da doença. A princípio, a vacina é de dose única.

A análise, que foi publicada nesta terça-feira (21/9), registrou que essa eficácia foi observada com o reforço aplicado dois meses depois da primeira dose. Para a administração de uma única dose, a proteção foi de 70%. Segundo comunicado da empresa, a descoberta “gerou evidências de que uma injeção de reforço aumenta ainda mais a proteção contra Covid-19”. A J&J garante que não houve redução da eficácia da fórmula nos meses em que a pesquisa foi feita, que coincidem justamente com o período de impacto da variante Delta.

No documento, a Johnson & Johnson informa ainda que, com a aplicação da segunda dose dois meses depois, o nível de anticorpos no organismo aumenta de quatro a seis vezes. Se a administração for feita seis meses depois, o número quase dobra, chegando a até doze vezes o número de anticorpos inicial.

Os pesquisadores ainda não avaliaram os efeitos colaterais decorrentes da aplicação de mais uma dose — os pacientes só foram acompanhados por 36 dias após a aplicação do reforço, mas a dose extra foi considerada “bem tolerada” pela empresa.

Com as novas informações publicadas, a empresa já solicitou, junto ao FDA, a autorização para aplicar o reforço do imunizante. Segundo a agência Reuters, a farmacêutica deve fazer o mesmo pedido à Organização Mundial de Saúde (OMS).

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

5 de 12

6 de 12

8 de 12

9 de 12

11 de 12

12 de 12

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?