metropoles.com

Covid: brasileiros se preparam para iniciar testes da vacina em forma de spray

Grupo de pesquisadores da USP, da Unifesp e da Fiocruz trabalha para criar imunizante nacional eficiente, barato e de fácil aplicação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
spray nasal
1 de 1 spray nasal - Foto: IStock

Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trabalha na criação de uma vacina que pretende bloquear, ainda no nariz, a entrada do coronavírus no organismo humano.

O imunizante será administrado como um spray nasal. A proposta é que o fármaco tenha baixo custo e ofereça proteção duradoura contra o coronavírus e as suas variantes.

“Uma das vantagens da imunização nasal é que ela gera uma imunidade local no nariz, na orofaringe [parte da garganta logo atrás da boca] e nos pulmões. É exatamente o ‘território’ ideal para impedir a consolidação de uma infecção pelo Sars-CoV-2″, explica Edécio Cunha-Neto, professor da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor).

Imunidade duradoura e eficaz

Segundo o especialista, o objetivo é que o spray nasal gere anticorpos neutralizantes duradouros e estimule, de maneira robusta, a resposta celular — que é propiciada pelas células T.

Para isso, os pesquisadores estão desenvolvendo um antígeno que conterá a região da proteína S (spike, presente na superfície do vírus), que se liga às células humanas de três ou quatro variantes ao mesmo tempo.

Atualmente, a equipe está testando 25 combinações de proteínas para definir qual funcionaria melhor como antígeno. Os testes realizados em camundongos obtiveram bons resultados, e a expectativa é que o início dos ensaios clínicos em humanos ocorra no ano que vem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?