metropoles.com

Confira lista das doenças autoimunes mais comuns relacionadas à Covid

Revisão de pesquisas realizadas nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha elencou doenças autoimunes cujo gatilho foi associado à Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem representativa da variante EG.5 do coronavírus - Metrópoles
1 de 1 Imagem representativa da variante EG.5 do coronavírus - Metrópoles - Foto: Getty Images

Desde o início da pandemia, surgem evidências de que a inflamação sistêmica que caracteriza a Covid-19 pode ser um gatilho para doenças autoimunes.

Cientistas brasileiros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ajudaram a explicar o fenônomeno mostrando que o vírus aumenta a produção de autoanticorpos, que são células de defesa direcionadas a reconhecer proteínas do próprio organismo.

No período pós-infecção, em seguida ao bug inflamatório, os autoanticorpos podem atacar tecidos do próprio corpo, de maneira semelhante às doenças autoimunes. Aí estaria a explicação para pacientes que não tinham problemas imunológicos e, de repente, no pós-Covid começaram a apresentá-los.

Em um trabalho de revisão científica, o cardiologista norte-americano Eric Topol, especialista em inteligência artificial, apontou as 11 doenças autoimunes mais comuns em quadros pós-Covid. Para a análise, Topol, que é autor do best seller Deep Medicine, partiu de três grandes estudos realizados nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

“Precisamos compreender melhor agora como a desregulação do nosso sistema imunitário, que pode ocorrer devido a uma infecção por Covid, pode estar associada a uma doença autoimune grave. Embora tenhamos reconhecido plenamente que as pessoas com doenças autoimunes são mais vulneráveis ​​à Covid e aos resultados adversos, a mudança disso – que a Covid pode tornar algumas pessoas vulneráveis ​​a doenças autoimunes – é a novidade”, afirma Topol.

1. Artrite

De acordo com os estudos, as pessoas com Covid-19 têm 45% mais de chances de desenvolver artrite reumatóide, doença autoimune que afeta as articulações.

Imagem colorida de Mulher massageia as mãos - Metrópoles
A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações

2. Espondilite anquilosante

A infecção por coronavírus aumenta o risco de desenvolver espondilite anquilosante em 21%. A doença é caracterizada pela inflação das grandes articulações, como coluna, quadris e ombros.

3. Lúpus

De acordo com as pesquisas, pessoas que tiveram Covid têm 30% mais probabilidade de desenvolver lúpus, desordem no sistema imunológico que elva o corpo a atacar seus próprios tecidos, como a pele, as articulações, os rins e o cérebro.

imagem de pessoa com pele coberta de lesões vermelhas na pele provocada pelo lúpus
Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos

4. Dermatomiosite

A Covid aumenta o risco de desenvolver a dermatomiosite em 20%. A doença é uma inflamação nos tecidos que provoca fraqueza muscular e erupção cutânea.

5. Esclerose sistêmica

A infecção por Covid aumenta o risco de esclerose sistêmica em 20%. O quadro é caracterizado por alterações degenerativas nas articulações e nos órgãos internos, além de anormalidades nos vasos sanguíneos.

6. Síndrome de Sjogren

A Síndrome de Sjogren é uma condição autoimune que ataca as glândulas que produzem suor. O problema é 26% mais provável após o paciente ter passado por episódios de Covid-19.

7. Doença mista do tecido conjuntivo

Aqueles que tiveram Covid têm 20% mais probabilidade de desenvolver a doença mista do tecido conjuntivo. Ela é caracterizada pelo espessamento anormal da pele, tecido subjacente e outros órgãos.

8. Doença de Behçet

Pessoas com Covid têm 19% mais chances de desenvolver a doença de Behçet. Ela causa inchaço crônico dos vasos sanguíneos.

9. Polimialgia reumática

Pessoas que tiveram Covid têm 20% mais casos da polimialgia reumática, que causa dores musculares e rigidez de movimentos.

10. Vasculite

A infecção por Covid aumenta o risco de desenvolver vasculite em 26%. O problema é uma inflamação nos vasos sanguíneos.

11. Psoríase

A pesquisa também revelou que a Covid-19 pode aumentar o risco de psoríase, uma doença de pele caracterizada por coceira e erupções na pele.

Imagem mostra cotovelo de pessoa de pele branca com machucado de psoríase - Metrópoles
A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas

Embora as razões exatas por trás dessas associações ainda precisem ser compreendidas, o estudo enfatiza a importância de entender como a Covid-19 pode afetar o sistema imunológico a longo prazo e suas implicações na saúde das pessoas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?