metropoles.com

Covid: Anvisa aprova indicação da dexametasona para pacientes graves

Corticosteroide é usado para aliviar inflamações e vinha sendo usado “off label” para a infecção provocada pelo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento de Covid no Rio de janeiro pacientes uti
1 de 1 Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento de Covid no Rio de janeiro pacientes uti - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação do medicamento Decadron (fosfato dissódico de dexametasona), fabricado pela farmacêutica Aché, para pacientes graves de Covid-19. O Decadron é um corticosteroide usado para aliviar inflamações e vinha sendo usado “off label” para a Covid.

A indicação do medicamento é para pacientes que estejam com a saturação de oxigênio menor que 90% em ar ambiente, apresentem sinais de pneumonia ou de desconforto respiratório grave ou crítico. O tratamento deve ser feito em ambiente hospitalar.

A inclusão de nova indicação na bula do medicamento foi baseada nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicadas no documento Therapeutics and COVID-19: living guideline e nas manifestações de autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes, como a Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA).

Um dos estudos que avalizaram o uso da dexametasona foi feito com pacientes brasileiros e provou que o tratamento consegue reduzir a necessidade de suporte respiratório.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?