metropoles.com

Covid: 94% das pessoas com câncer respondem bem à vacina, diz estudo

Estudo da Universidade do Texas mostra que pacientes com a doença desenvolvem boa resposta imune com os imunizantes da Pfizer e Moderna

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
vacina bobs
1 de 1 vacina bobs - Foto: Unsplash

Uma pesquisa feita pelo Centro de Saúde e Ciências da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e da Universidade de Genebra, na Suíça, comprovou que as vacinas de RNA contra a Covid-19 são eficazes em 94% dos pacientes com câncer. Foi observada boa resposta imune ao coronavírus três a quatro semanas após a aplicação da segunda dose.

Participaram do estudo 131 pacientes — apenas sete deles não desenvolveram anticorpos contra o vírus. Pessoas que passaram pelo tratamento com a droga Rituximab seis meses antes da vacina apresentaram resultados piores com o imunizante contra a Covid-19. O medicamento é usado contra cânceres hematológicos e doenças autoimunes.

“Essa descoberta tem implicações para o futuro. Nós deveríamos oferecer uma terceira dose após o tratamento de câncer para pacientes em alto risco?”, questiona Dimpy P.Shah, uma dos responsáveis pelo levantamento, em entrevista ao site EurekAlert. Os pesquisadores explicam que, com outras vacinas e infecções, pessoas com câncer não costumam apresentar a mesma resposta imune que o restante da população.

Pessoas que estão fazendo quimioterapia desenvolveram resposta imunológica, mas menor do que a da população em geral. “Como essa informação é relacionada à proteção contra a Covid-19, não sabemos ainda”, diz Shah. A possibilidade de infecção pela variante Delta não foi incluída no estudo, publicado na revista científica Cancer Cell. A idade média dos participantes é de 63 anos.

Shah alerta que pacientes com câncer devem tomar as duas doses da vacina, mas não podem deixar de adotar todas as precauções para evitar a contaminação. “Eles precisam continuar atentos para o fato que podem estar em risco. O corpo pode não responder à vacina”, completa.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?