Covid-19: veja sintomas mais comuns relatados por brasileiros em pesquisa
Informações da pesquisa Epicovid19 foram divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (2/7)
atualizado
Compartilhar notícia
Com 91% dos pacientes apresentando algum tipo de sintoma, a pesquisa Epicovid19, feita pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Ministério da Saúde e com o Ibope Inteligência, descobriu que o sinal mais comum relatado por pacientes contaminados pela Covid-19 no país é a alteração no olfato ou paladar (62,9%).
Foram coletadas amostras de 89.397 pessoas em 113 cidades do Brasil. Entre as pessoas infectadas, o segundo sintoma mais frequente foi dor de cabeça (62,2%), seguido por febre (56,2%) e tosse (53,1%). Entre os sinais menos comuns do coronavírus, estão dificuldade para respirar (29,3%), tremedeira no corpo (26,9%), palpitação (26,2%) e vômito (23,1%).
Segundo Pedro Hallal, reitor da UFPel e responsável pela pesquisa, ainda serão feitas, nas próximas semanas, análises mais aprofundadas sobre a incidência de mais de um sintoma no mesmo paciente.
Ele chamou atenção para o fato de o sintoma mais comum não ser tão frequente em outras infecções. A informação pode ser importante para facilitar o reconhecimento da doença ainda nos primeiros sinais e prosseguir com as orientações de isolamento e tratamento precoce.