metropoles.com

Covid-19: UTIs estão a 4 horas de distância de 7,8 milhões de brasileiros

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz chegou à informação a partir de dados do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Pessoa em UTI
1 de 1 Pessoa em UTI - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um levantamento do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) da Fiocruz, publicado na quarta-feira (20/05), mostra que mais de 7,8 milhões de brasileiros estão a pelo menos quatro horas de distância de um município que ofereça hospitais com atendimento de alta complexidade durante a atual pandemia do novo coronavírus.

Os hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipamentos e pessoal especializado para doenças respiratórias graves e agudas são essenciais para o tratamento dos quadros críticos da Covid-19.

A situação é pior no Amazonas, Pará e Mato Grosso, onde mais de 20% da população vive essa situação. Depois vêm cidades do interior do Nordeste, o norte de Minas Gerais e o sul do Piauí e do Maranhão.

“É evidente que nem todos os municípios do país devem ter um centro de tratamento intensivo, mas é necessário definir serviços de referência e contra-referência no atendimento à saúde, evitando vazios de atendimento, bem como deslocamentos longos, que podem afetar o estado de saúde do indivíduo”, afirma a nota técnica da entidade.

A equipe cruzou informações sobre hospitalização por problemas respiratórios, incluindo as provocadas pela Covid-19, do banco de dados do Ministério da Saúde, com as distâncias percorridas pela população.

Os dados também mostraram a rapidez com que o coronavírus avança no interior do país. Na semana de 09 a 16 de maio, a cada dia, seis cidades de municípios com população entre 20 e 50 mil habitantes registraram óbitos pela Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?