metropoles.com

Covid-19: Sinovac vai incluir crianças e adolescentes em testes de vacina

Ela será testada em 552 pessoas de 3 a 17 anos do norte da China. A Anvisa ainda não recebeu a solicitação para ampliar o estudo no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, mostra embalagem e seringa utilizada para a imunização - vacina covid
1 de 1 Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, mostra embalagem e seringa utilizada para a imunização - vacina covid - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

A farmacêutica chinesa Sinovac Biotech sinalizou que pretende expandir os testes clínicos de sua candidata à vacina contra o novo coronavírus para mais uma faixa etária. Crianças e adolescentes deverão ser incluídos no estudo até o final deste mês.

De acordo com um registro da empresa publicado nessa quarta-feira (16/9), 552 novos participantes saudáveis com idade entre 3 e 17 anos serão testados no norte da China. Assim como no grupo de adultos, eles receberão duas doses da injeção, podendo ser a vacina ou um placebo. Os cientistas querem avaliar a segurança e a eficácia do imunizante em pessoas mais jovens.

Atualmente, o estudo da vacina apelidada de Coronavac está na fase 3 – última antes de os resultados serem encaminhados para agências reguladoras –, com voluntários de 18 a 59 anos em vários países, incluindo o Brasil.

Doze centros de pesquisa brasileiros integram o trabalho coordenado pelo Instituto Butantan. O Distrito Federal é um deles, com 850 voluntários avaliados no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB-EBSERH).

Procurada pelo Metrópoles, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que ainda não recebeu a solicitação da Sinovac para ampliar o estudo no Brasil. O Instituto Butantan afirmou que está ciente da expansão dos testes na China, mas ainda não pode afirmar se fará o mesmo. Tudo vai depender dos resultados no país asiático.

Na última semana, resultados preliminares de um estudo mostraram que a Coronavac pode não ser tão eficaz em idosos, pois induz respostas imunológicas mais fracas neles do que em pessoas jovens.

7 imagens
1 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
2 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
3 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
4 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
5 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
6 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
7 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?