metropoles.com

Covid-19: saiba o que os planos de saúde têm obrigação de cobrir

É preciso ficar de olho em qual é a modalidade contratada. Testes e exames estão incluídos, mas dependem de pedido médico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Covid-19 Coronavirus - Hospital de Base - Ambulancia
1 de 1 Covid-19 Coronavirus - Hospital de Base - Ambulancia - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Com o crescimento nos casos de infecções provocadas pelo coronavírus, as emergências dos hospitais estão cada vez mais cheias. Apesar de os centros de saúde públicos serem os locais de referência para o atendimento da doença, a rede privada está preparada para receber pacientes, principalmente, os que possuem planos de saúde. Porém, é preciso saber o que cada operadora cobre, para não acabar com uma conta salgada na mão.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a cobertura depende da segmentação assistencial de cada plano. O ambulatorial, por exemplo, dá direito a consultas, exames e terapias. O hospitalar cobre internações e o referência inclui as duas modalidades. A cobertura mínima dos dois últimos tipos dá direito ao atendimento integral em caso de urgência ou emergência 24h após a contratação.

Todos os planos incluem o teste RT-PCR, desde que haja solicitação médica. O exame de anticorpos IgG ou anticorpos totais, conhecidos como testes de sorologia, também dependem do pedido do profissional de saúde, mas devem se encaixar na seguinte lista:

– Pacientes com Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas;
– Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pela Covid-19;

E em nenhum dos seguintes critérios:

– Exame RT-PCR prévio positivo para Covid-19;
– Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo;
– Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de uma semana;
– Testes rápidos;
– Pacientes cuja prescrição tem finalidade de rastreamento (screening), retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado; e verificação de imunidade pós-vacinal.

Outros seis exames que podem ser feitos para ajudar no diagnóstico e tratamento da Covid-19 também estão inclusos: Dímero D (dosagem); Procalcitonina (dosagem); Pesquisa rápida para Influenza A e B; PCR em tempo real para os vírus Influenza A e B; Pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório; e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório.

Apenas clientes que têm o plano hospitalar podem ser internados com as despesas cobertas pelo plano de saúde. As operadoras não são obrigadas a oferecer atendimento domiciliar, a não ser que se tenha um contrato específico, que deve ser negociado diretamente com a empresa.

Após a infecção, se for necessário que o paciente passe por reabilitação respiratória, o procedimento está coberto em todas as modalidades e deve ser descrito pelo profissional de saúde como parte do tratamento da Covid-19. Consulta com fisioterapeuta está incluída em planos com atendimento ambulatorial.

Apesar de a Covid-19 ser uma condição urgente, os planos podem manter a carência após a contratação, uma vez que, de acordo com a lei, não há distinção sobre o tipo de doença. A cobertura pode demorar 180 dias e, no caso de doença ou lesão preexistente, chegar a 24 meses.

Em caso de dúvidas sobre a cobertura, a indicação é procurar a operadora para que se receba o encaminhamento adequado. A ANS também tem um canal de atendimento para informar a população e atender reclamações, por meio do número 0800 701-9656.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?