metropoles.com

Covid-19: quantidade de mortes por semana fica estável em junho

Na primeira semana do mês, o Ministério da Saúde registrou 7.096 óbitos e, na última, 7.094 brasileiros perderam a vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty images
arte coronavirus COVID-19 mundo mundial
1 de 1 arte coronavirus COVID-19 mundo mundial - Foto: Getty images

A quantidade de mortes causadas pela Covid-19, por semana epidemiológica, permaneceu relativamente estável em junho. Apesar de uma variação ao longo do mês, o número terminou bem próximo ao do início do período. Em decorrência da doença, o Brasil registrou, entre 21 e 27 de junho, 7.094 óbitos. De 31 de maio a 6 junho, foram 7.096.

Os números são compilados diariamente pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, para alimentar o painel com informações sobre a pandemia de coronavírus. A página é mantida a partir dos balanços diários do Ministério da Saúde desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

Na pior semana de junho, entre os dias 14 e 20, o Ministério da Saúde contabilizou 7.256 mortes por Covid-19. No período epidemiológico anterior (de 07/06 a 13/06), o Brasil teve a menor quantidade no mês, 6.790 óbitos decorrentes do novo coronavírus.

Casos confirmados
Quando se faz a análise considerando a quantidade de casos confirmados, a situação é outra: houve aumento ininterrupto dos diagnósticos positivos. Na primeira semana, de 31 de maio até 6 de junho, as estatísticas contabilizaram 175 mil infecções.

Desde então, todas as semanas tiveram altas, passando para 177 mil entre os dias 07 de junho e 13 de junho; 217 mil entre 14 de junho e 20 de junho; e terminando o mês com 246 mil contaminados.

O que isso significa?

O Ministério da Saúde e vários especialistas alertam que o pico não será único em todo o país. Diferentes regiões experimentaram o auge da pressão no sistema de saúde em momentos distintos.

Só será possível determinar que os casos estão, de fato, diminuindo, depois de pelo menos duas semanas de queda consistente — esse é o período de incubação do coronavírus. De qualquer forma, o pico será identificado apenas quando olharmos para trás.

Mas como muitas capitais começaram a abrir o comércio e diminuir o distanciamento social, as estatísticas provavelmente vão aumentar nas próximas semanas. O impacto das mortes não será visto de maneira imediata, pois existe o período da incubação do vírus, a manifestação da doença e todo um caminho até um possível óbito.

Entenda como o coronavírus invade o corpo humano:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?