Covid-19: pesquisa sugere queda rápida da imunidade em assintomáticos
Feito pelo Imperial College, de Londres, estudo dá destaque aos casos assintomáticos da doença
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo com 350 mil pessoas na Inglaterra mostrou que a imunidade contra a Covid-19 cai rapidamente após o fim da infecção, principalmente em pacientes assintomáticos. A pesquisa, feita pelo Imperial College London e Ipsos Mori, afirma que a defesa do organismo só deve durar alguns meses.
Os participantes foram escolhidos de maneira aleatória na Inglaterra, entre 20 de junho e 28 de setembro. Os envolvidos na pesquisa fizeram testes regulares para verificar a presença de anticorpos contra o coronavírus. A proporção de pessoas com células de defesa caiu de 6% para 4,4% durante o período analisado.
Em comunicado, os responsáveis pelo estudo sugerem que os resultados podem ser explicados por uma queda rápida da imunidade nas semanas ou nos meses após a infecção.
Os números são ainda mais chamativos entre os pacientes assintomáticos: a proporção de anticorpos diminuiu 64% durante o período.
A pesquisa mostra que esta queda é também mais frequente em pacientes idosos. Entre o fim de junho e setembro, a quantidade de participantes com mais de 75 anos com anticorpos teve queda de 39%, enquanto a porcentagem entre pessoas de 18 a 24 anos foi de 14,9%.
“Este estudo representa um elemento crucial da pesquisa, uma vez que nos ajuda a compreender como os anticorpos da Covid-19 evoluem ao longo do tempo”, afirmou o secretário de Saúde do Reino Unido, James Bethell, à AFP.