Covid-19: OMS recomenda relaxamento apenas após controle do vírus
Para reduzir risco de “segunda onda”, sugestão é que restrições sociais sejam abrandadas aos poucos, com avaliações a cada duas semanas
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselhou, nesta quarta-feira (15/04), que os países que decidirem aliviar as restrições impostas para combater a disseminação do coronavírus devem fazê-lo de maneira gradual, com tempo para avaliar o impacto antes que novas medidas de afrouxamento sejam postas em prática.
Para a OMS, antes de abrandar o isolamento social, os países precisam zerar os casos de transmissão ou atingir um estado sustentável de baixo nível de contágio e estarem preparados para reagir e controlar rapidamente novos picos de disseminação e aumento de casos.
A manifestação da agência internacional foi realizada no momento em que alguns dos países mais atingidos pela Covid-19 consideram flexibilizar as medidas de distanciamento social.
Para reduzir o risco de uma “segunda onda“, a sugestão é que as atividades voltem ao normal de maneira gradual, com intervalos de pelo menos duas semanas entre uma fase e outra – tempo que corresponde ao período de incubação do vírus – para que tenham o impacto avaliado.