OMS: jovens causam novo aumento de diagnósticos de Covid-19 na Europa
Segundo diretor regional, governos precisam dialogar melhor com as faixas etárias mais jovens e envolvê-las no combate à doença
atualizado
Compartilhar notícia
Durante uma entrevista de rádio na manhã desta quarta-feira (29/7), o diretor regional da Europa para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, disse que o aumento das infecções em pessoas jovens é o responsável pelos picos de Covid-19 em países do continente.
Segundo ele, cada dia mais nações detectam surtos e ressurgimento de casos, mesmo em locais onde o coronavírus parecia controlado. “O que sabemos é que isso é uma consequência da mudança no comportamento humano. Estamos recebendo relatórios de várias autoridades de saúde sobre uma proporção maior de novas infecções entre jovens”, afirmou.
Para o diretor, as autoridades precisam aprimorar a comunicação com os jovens e descobrir a melhor maneira de envolvê-los no combate à doença. Apesar de ser verão no hemisfério norte, Kluge lembra que toda a comunidade tem uma responsabilidade em relação às pessoas mais velhas.
Várias autoridades de Saúde da Europa alertaram, na última semana, para um “relaxamento” por parte da população quanto às medidas de contenção do vírus, o que possibilitaria uma nova alta de casos. A fim de evitar outros lockdowns, os governos insistem para que as pessoas usem máscara e não “baixem a guarda”.