metropoles.com

Covid-19: o que se sabe sobre o EXO-CD24, spray nasal de Israel

O presidente Jair Bolsonaro tem afirmado com frequência o interesse de trazer o medicamento para o Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: Getty Images

Um spray nasal desenvolvido em Israel para o tratamento de pacientes com a Covid-19 se tornou a nova aposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no combate ao coronavírus. Em declarações recentes, o chefe do Executivo sinalizou que tem a intenção de trazer o medicamento para o país.

Na última segunda-feira (15/2), Bolsonaro afirmou que a autorização para o uso emergencial do spray nasal será solicitada em breve à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No dia seguinte, disse em um vídeo que enviará à Israel uma comitiva brasileira para conhecer o fármaco de perto.

“Pelo que tudo indica, o tratamento da Covid em casos graves, através desse spray, tem tudo para dar certo”, disse o presidente.

Israel é reconhecido por investir na saúde pública e abrigar uma forte indústria farmacêutica e centros de pesquisa muito avançados. O EXO-CD24, como é chamado, foi desenvolvido inicialmente para o tratamento de câncer de ovário. Pesquisadores do Centro Médico Ichilov de Tel Aviv adaptaram o estudo para a Covid-19.

De acordo com o governo israelense, o spray deve ser inalado uma vez ao dia, por alguns minutos, durante cinco dias, para o tratamento de pacientes hospitalizados com a infecção. Ele é direcionado diretamente para os pulmões.

O estudo sobre o medicamento ainda está em fase preliminar e não foi enviado para a validação de outros cientistas.

“A gente não pode considerá-lo como bala de prata da Covid-19, nem colocar tantas expectativas em um medicamento que ainda está em fase 1”, afirma a infectologista Ana Helena Germoglio, do Hospital Águas Claras.

A primeira fase dos testes clínicos com o medicamento já foi concluída. Ela contou com 30 voluntários divididos em três grupos de escalonamento de dose – os pesquisadores informaram que os pacientes tinham entre 18 e 85 anos, mas não deixaram claro a idade dos participantes do experimento.

De acordo com os cientistas envolvidos na pesquisa, os pacientes apresentavam condições moderadas ou graves da Covid-19 e todos se recuperaram após o uso do spray, 29 deles no intervalo entre três a cinco dias após o início do tratamento.

A droga é baseada na proteína CD24 que, ao ser inalada, se prega à superfície das células que se ligam ao coronavírus através da proteína spike. Dentro do organismo, a CD24 reduz a liberação de citocinas, combatendo assim o quadro inflamatório que atinge os pulmões e agrava a situação clínica dos pacientes.

Incertezas

A primeira fase dos testes clínicos é comumente destinada à analise a segurança dos fármacos. É quando os cientistas observam se ele não oferece risco ou efeitos colaterais significativos para interromper o estudo. É uma fase limitada, pois é feita com poucos voluntários e sem um grupo controle que, em testes mais avançados, utiliza um placebo.

É apenas a partir da fase 2 que os cientistas avaliam a eficácia de um medicamento. A fase 3 faz a análise em uma escala muito maior. “Sem os estudos que seguem a fase 1 a gente não pode dizer que o medicamento funciona”, explica a infectologista Ana Helena Germoglio, do Hospital Águas Claras.

A médica destaca que, mesmo com os primeiros resultados favoráveis, ainda é cedo para se afirmar que o spray é eficiente contra a Covid-19. “A gente sabe que entre 85% e 90% dos pacientes com Covid-19 vão ter uma evolução satisfatória do quadro. Ou seja, não vão morrer. Como a gente não sabe o perfil dos voluntários, a gente pode atribuir a melhora ao medicamento ou à evolução natural do quadro de um paciente dentro desses 90%”, diz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?