Covid-19 “nos roubou uma geração de sabedoria”, diz OMS sobre idosos
Diretor de Emergências da entidade disse, em discurso, que é preciso repensar os cuidados com a população mais velha
atualizado
Compartilhar notícia
Em discurso nesta segunda-feira (14/9), o diretor de Emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que a pandemia de coronavírus “nos roubou uma geração de sabedoria”. A frase se refere aos idosos que faleceram em decorrência da Covid-19.
Para Ryan, o mundo precisa repensar a relação com idosos como uma “questão de direitos”. Ele citou os óbitos em asilos e casas de repouso – não só pela população mais velha ser vulnerável, mas por falta de auxílio.
“Precisamos repensar a relação que temos com as gerações mais velhas e a forma como prestamos cuidados a elas. Temos que ver as necessidades dos nossos anciões como uma questão de direitos: o direito de ser cuidado, o direito ao contato social”, disse o representante da OMS.
Ele também chamou atenção para a população carcerária, profissionais de saúde e imigrantes, afirmando que o acesso à atenção médica durante a pandemia tem sido parcial. “Foi influenciado por gênero, riqueza, idade, classe social, status legal, etnia e muitas outras coisas”, explica. As informações são da agência Reuters.