metropoles.com

Covid-19: Japão quer isolar nova cepa detectada no Brasil para estudo

Variante do Sars-CoV-2 foi identificada nesta terça-feira (12/1) por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazonas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Louis Reed/Unsplash
vacina laboratório
1 de 1 vacina laboratório - Foto: Divulgação/Louis Reed/Unsplash

O Ministério japonês da Saúde anunciou, nesta terça-feira (12/1), que pesquisadores do país pretendem isolar nova cepa do coronavírus identificada no Brasil. A variante inédita foi detectada em turistas brasileiros que viajaram para o Japão no início do ano e confirmada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazonas.

A meta do governo japonês é estudar a mais recente variante do coronavírus para identificar o potencial de transmissão e possível letalidade. Primeiro, as autoridades de saúde nipônicas pretendem isolar a mutação, processo que deve durar várias semanas ou meses, de acordo com o governo do país.

A nova cepa foi identificada primeiramente no domingo (10/1), pelo governo do Japão. A mutação seria diferente das variantes verificadas pela primeira vez na Grã-Bretanha e na África do Sul, que podem ser até 70% mais transmissíveis que as cepas anteriores.

Quatro turistas brasileiros que estiveram no estado do Amazonas teriam sido as primeiras pessoas a transmitir a nova cepa do coronavírus no Brasil. Um dos contaminados precisou ser hospitalizado, dois desenvolveram sintomas moderados e outro estava assintomático. Ainda não há informações se a nova mutação é mais contagiosa ou perigosa que as outras linhagens encontradas nos últimos meses.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, os quatro pacientes estiveram no Amazonas e viajaram para o Japão no dia 2 de janeiro.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?