Covid-19: Índia aprova uso emergencial de vacina da Oxford/AstraZeneca
Órgão regulador do país aprovou o medicamento nesta sexta-feira (1º/1). País já registrou mais de 10 milhões de casos
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização Central de Controle de Drogas (CDSCO), órgão de regulamentação de medicamentos da Índia, aprovou nesta sexta-feira (1º/1) o uso emergencial da vacina contra Covid-19 feita pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. O país é o segundo em número de infecções no mundo, com mais de 10 milhões de casos, e está atrás apenas dos Estados Unidos.
O Serum Institute of India (SII), fabricante indiano da vacina, já armazenou mais de 50 milhões de doses do imunizante. De acordo com a agência Reuters, as vacinas podem começar a ser transportadas do armazenamento refrigerado para os estados indianos ainda neste sábado (2/1).
A vacina de Oxford-AstraZeneca é uma das quatro em teste no Brasil. O governo já fechou contrato de compra e de transferência de tecnologia do imunizante, que será produzido no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Fiocruz deve fazer o pedido de uso emergencial da vacina na próxima semana.
O Reino Unido autorizou o uso emergencial da vacina Oxford/AstraZeneca nesta quarta-feira (30/12). A medida abre caminho para que milhões de doses sejam aplicadas no país, após o surgimento de uma cepa mais infecciosa do vírus.