metropoles.com

Covid-19: idosa que viveu a gripe de 1918 é vacinada no 108º aniversário

Escocesa Marion Dawson sobreviveu à pandemia de gripe espanhola e, desde a última terça-feira (19/1), está imunizada contra o coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NHS Greater Glasgow e Clyde/ Reprodução
marion escocesa vacinada em seu aniversário de 108 anos_
1 de 1 marion escocesa vacinada em seu aniversário de 108 anos_ - Foto: NHS Greater Glasgow e Clyde/ Reprodução

A escocesa Marion Dawson prova que é possível ter esperança, mesmo em meio a uma pandemia. Isso porque ela já sobreviveu a dois surtos mundiais de doenças infectocontagiosas: o da gripe espanhola, que tirou a vida de 100 milhões de pessoas entre 1918 e 1919, e o de Sars-CoV-2, que castiga a população desde o ano passado. Nesta terça-feira (19/1), em seu aniversário de 108 anos, Marion recebeu de presente a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

Segundo um comunicado do serviço de saúde pública (NHS) do Reino Unido, Marion, nascida em 1913, é a terceira pessoa mais velha da Escócia e a mulher mais longeva da cidade. Além das pandemias de 1918 e do coronavírus, ela também passou por duas guerras mundiais.

“Estou feliz que tenha passado. Nunca senti nada”, declarou a idosa, após a injeção. Diane Fisher, médica que aplicou a vacina em Marion, anunciou que a equipe está “muito entusiasmada” com o início da imunização em idosos com mais de 80 anos. “O fato de nossa primeira paciente ter recebido a vacina no dia de seu aniversário é um ótimo começo para a nossa campanha”, comemorou Fisher.

Marion foi vacinada na igreja Houston & Killellan Kirk, local em que a idosa frequenta semanalmente, mesmo durante o lockdown, segundo o reverendo Gary Noonan. “A Sra. Dawson é um tesouro local em Houston, tendo vivido duas guerras mundiais e, até no lockdown, ela nunca perdeu uma semana na igreja. É apropriado que ela possa tomar sua vacina no Kirk, um lugar que ela adora”, afirmou o padre.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?