Covid-19: hospitais farão protocolo de pesquisa com corticoide
Pacientes em estado grave, com uso de respirador, participarão da pesquisa. Remédio já apresentou bons resultados em outras doenças
atualizado
Compartilhar notícia
Em parceria com a Aché, a Coalizão Covid Brasil começará a testar um corticoide chamado dexametasona em pacientes graves em ventilação mecânica com desconforto respiratório agudo por Covid-19. A expectativa é que 300 pessoas, internadas em vários hospitais, recebam o medicamento. Os resultados serão comparados com pessoas em situação semelhante que passam pelo tratamento padrão.
O medicamento já apresentou bons resultados na diminuição do tempo de uso de ventilação mecânica em pessoas com síndrome de desconforto respiratório agudo. De acordo com Luciano Cesar Azevedo, superintendente de ensino do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, o objetivo é entender como e se a dexametasona pode ajudar pacientes com a Covid-19. Os resultados devem sair em dois meses.
O grupo Coalizão Covid Brasil reúne os hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein, Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a BP – Beneficência Portuguesa, além da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva e o Ministério da Saúde.