metropoles.com

Covid-19: Fiocruz desenvolve aparelho de tratamento de ar para UTIs

O sistema emergencial visa uma solução de baixo custo para reduzir os riscos de infecção em ambiente hospitalar em tempos de pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu em apenas 10 dias um aparelho que pretende melhorar a qualidade do ar em unidades de terapia intensiva (UTI) do Brasil. O sistema emergencial visa uma solução de baixo custo para reduzir os riscos de infecção em ambiente hospitalar em tempos de pandemia da Covid-19. As informações são da Agência Brasil.

O engenheiro mecânico Bruno Perazzo Pedroso Barbosa liderou o projeto. Ele explica que a ideia surgiu devido à crise sanitária causada pelo novo coronavírus.

“Quisemos dar uma resposta rápida e simples para uma questão difícil. Os aparelhos foram concebidos para uma vida útil de até quatro meses e são rápida e facilmente instalados e operados. É uma solução de emergência, não é evidentemente definitiva ou de longa duração, mas que resolve um problema imediato em muitos municípios menos favorecidos”, explica Perazzo.

O aparelho está de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ele segue os padrões de qualidade e quantidade de ar necessários para tratar o ar de cada leito de UTI ou para cada 15 metros quadrados de CTI.

“São mais de 60 dias em que continua funcionando. A vazão de ar filtrado caiu cerca de 13%, o que não é muito e está dentro da margem de segurança projetada, significando que o aparelho permanece atendendo ao que foi proposto”, informa o engenheiro mecânico.

Parceria

O próximo passo da Fiocruz é encontrar parceiros que viabilizem a produção do aparelho em grande escala. A partir daí, que ele possa servir ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a coordenadora de Gestão Tecnológica da fundação, Carla Maia Einsiedler, 10 empresas manifestam interesse. “Essa invenção tem tudo a ver com o cenário da Covid-19”, afirma Carla.

(Com informações da Agência Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?