metropoles.com

Covid-19: Fiocruz aponta pedido de uso da vacina como momento histórico

Presidente da fundação, Nísia Trindade Lima, declarou que este é o primeiro passo para a superação da pandemia no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Seringa
1 de 1 Seringa - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, comemorou a submissão do pedido de uso emergencial da vacina de Oxford/AstraZeneca feito nesta sexta-feira (8/1) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Instituto é o responsável, neste primeiro momento, pelo envase das doses. O pedido é referente às 2 milhões de unidades importadas do Instituto Serum, da Índia.

“Este é um momento histórico para a Fiocruz. A submissão desse pedido de autorização para uso emergencial da nossa vacina Covid-19, desenvolvida em parceria com a unidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, é um passo importante para que possamos ter acessível, no Programa Nacional de Imunizações (PNI), uma vacina eficaz e segura para o Sistema Único de Saúde”, afirma a presidente, em nota publicada no site da entidade.

Para ela, o momento é de lamentar a perda de tantas vidas — o Brasil chegou a 200 mil mortes nessa quinta (7/1) –, mas afirma que o pedido traz esperança de “um caminho ainda a ser trilhado de superação dessa crise”.

Ao chegar no aeroporto do Galeão – a Fiocruz não informou a data para o desembarque do carregamento -, as doses seguirão imediatamente para a fundação para rotulagem e poderão ser distribuídas já no dia seguinte. A Anvisa tem 10 dias para analisar o pedido.

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?