metropoles.com

Covid-19: entidades publicam carta contra vacinação na rede privada

Especialistas e articuladores políticos afirmam que é dever do Estado evitar que pessoas ricas pulem a fila de imunização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images
vacina covid-19 Dose da Pfizer
1 de 1 vacina covid-19 Dose da Pfizer - Foto: Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images

Depois da notícia que o setor privado está tentando comprar 5 milhões de doses da vacina indiana Covaxin contra a Covid-19, 29 entidades brasileiras publicaram uma carta em defesa da imunização exclusiva pelo SUS.

Segundo o grupo, é “inadmissível que pessoas com dinheiro pulem a fila da vacinação por meio da compra de vacinas em clínicas privadas”. Uma venda particular desmontaria a fila com base em riscos, seria “moralmente inaceitável” e aprofundaria o “abismo social brasileiro”.

O documento também lembra que garantir a vacina é um dever do Estado. “A equidade é importante como a garantia de justiça social, mas
também como requisito para o tão esperado controle da pandemia. Que seja, portanto, garantida igualdade de acesso às cidadãs e cidadãos brasileiros na vacinação contra a Covid-19”, escrevem os autores do manifesto.

Entre os grupos que assinam o documento estão o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL) e União Brasileira de Mulheres (UBM).

As entidades acreditam que apenas o SUS, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) pode garantir a vacinação de toda a população brasileira. Para isso, deve-se ser asseguradas seringas, agulhas e insumos de biossegurança.

“A mercantilização da vacina não será tolerada por um Brasil que luta pela vida, por um país mais justo e solidário”, finaliza a carta.

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?