metropoles.com

Covid-19: entenda ciclo da doença e fase de maior risco de contágio

De acordo com pesquisa, dois dias antes de apresentar sintomas infectados já transmitem a doença para outras pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Metrópoles
ilustração coronavírus
1 de 1 ilustração coronavírus - Foto: Yanka Romão/Metrópoles

Pesquisas recentes trazem novas informações sobre o ciclo da Covid-19 e mostram que anotar as datas em que os sintomas aparecem e especificá-los é importante para o tratamento e o controle da pandemia.

Ao analisar a carga viral de 73 pacientes desde o início da pandemia, os cientistas do Centro Nacional de Doenças Infecciosas (NCID) de Cingapura e da Academia de Medicina descobriram que as pessoas infectadas só apresentam os primeiros sintomas aproximadamente dois dias depois de já serem agentes infecciosos (terem a capacidade de contaminar outras pessoas).

De acordo com o trabalho, o doente permanece contagioso por sete a dez dias após o início dos sintomas, mas a replicação viral diminui rapidamente após a primeira semana. O diretor executivo do NCID, Leo Yee Sin, disse ao jornal de Singapura The Strait Times que “o vírus viável não foi encontrado após a segunda semana de doença”.

O estudo também concluiu que o vírus não pôde ser isolado ou cultivado após o 11º dia, mesmo que os testes ainda sejam positivos. Ou seja, apesar da persistência do resultado positivo no teste RT-PCR, é provável que depois deste período os pacientes deixem de ser agentes infecciosos.

Uma outra pesquisa feita na Alemanha com nove pacientes apresentou resultados bastante semelhantes. Os pesquisadores verificaram que o ápice da carga viral nos pacientes aconteceu nos cinco primeiros dias a partir do início dos sintomas e, depois disso, os níveis abaixaram até eles não serem mais capazes de infectar outras pessoas – geralmente, isso aconteceu por volta do 10º dia. De acordo com o trabalho publicado na revista Nature, no 7º dia, parte dos pacientes já tinha conseguido criar anticorpos suficientes para vencer o coronavírus.

Padrão consistente
Embora alguns pacientes reajam de maneira diferente, a doença geralmente segue um padrão consistente e os médicos dizem que os dias 5 a 10 costumam ser o período mais preocupante para complicações respiratórias, especialmente entre os pacientes idosos ou com comorbidades.

As pessoas mais jovens costumam ser mais resistentes às complicações, que surgem mais tarde, entre o 10º e o 12º dia. Aqueles pacientes que chegam ao 14º dia de infecção sem complicações logo se recuperam.

A orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), seguida pelo Ministério da Saúde, é de manter o isolamento social por, no mínimo, 14 dias após os primeiros sintomas.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?