Covid-19 é “uma grande onda” e não uma doença sazonal, alerta OMS
Entidade chamou a atenção para o comportamento do novo coronavírus que tem se disseminado independentemente da estação do ano
atualizado
Compartilhar notícia
A porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Harris, disse na manhã desta terça-feira (28) que a pandemia da Covid-19 se trata de “uma grande onda” e não de uma doença com comportamento sazonal, como se acreditava no início.
Diferente dos vírus influenza que mostram grande incidência nas estações mais frias, a contaminação do novo coronavírus tem sido registrada também no verão do hemisfério Norte. A Europa já se prepara para uma nova série de novos casos e volta a impor restrições às populações de seus países.
“As pessoas ainda estão pensando sobre estações do ano. O que todos precisamos ter na cabeça é que esse é um novo vírus e está se comportando de forma diferente”, disse Margaret, em coletiva de imprensa realizada em Genebra.
O número total de casos confirmados da Covid-19 quase que dobrou nas últimas seis semanas, de acordo com Tedros Adhanom Gebreyesus, diretor-geral da OMS. São mais de 16,5 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em todo mundo, com 654,8 mil mortes, segundo o levantamento da Universidade Johns Hopkins.