Covid-19: “Decidir quem vai viver não deveria caber a nós”, diz médica
O Unidos Contra o Colapso reúne depoimentos de profissionais da linha de frente para conscientizar a população sobre a situação da pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo de médicos e profissionais de saúde do Rio Grande do Sul se uniu para mostrar a realidade do atendimento da Covid-19 neste momento crítico da pandemia. O perfil do Instagram Unidos Contra o Colapso reúne depoimentos de profissionais da linha de frente e apelos para que a população mantenha as medidas de segurança contra o coronavírus.
Em um dos depoimentos, a cirurgiã torácica Renata Baú conta alguns casos atendidos nos últimos dias, inclusive de pacientes jovens.
“O que temos visto é muitas situações de urgência, equipe sobrecarregada. Chegou o momento de ter que tomar decisões, de ter um respirador e três pacientes para entubar. Isso não deveria caber a nós, humanos, decidir sobre a vida alheia. Todos os dias, eu sinto muito pelas perdas, vejo corpos saindo dos hospitais, lamento muito pelas famílias”, diz a médica, em depoimento emocionado.
Ver essa foto no Instagram
Em outro relato, a intensivista Bianca Rodrigues Orlando explica que a maioria dos pacientes internados tem menos de 50 anos. “A principal coisa a ser feita é fora daqui. Nosso trabalho é necessário, mas só existe porque a pandemia existe. Precisamos de força de quem tá fora daqui para que a gente pare de perder vidas”, afirma a profissional.
O perfil, que já tem 26,9 mil seguidores, também conta histórias de quem sobreviveu à Covid-19, mas lida com as consequências da doença até hoje. Em todas as postagens, os profissionais de saúde pedem o mesmo: que a população mantenha o distanciamento social e siga os protocolos de segurança.