metropoles.com

Covid-19: criador de vacina cubana chama turistas para se vacinarem na ilha

Em entrevista ao canal Telesur TV, Vicente Vérez afirmou que visitantes terão a opção quando as vacinas estiverem disponíveis no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Stefano Liboni/Flickr
cuba bandeira
1 de 1 cuba bandeira - Foto: Stefano Liboni/Flickr

Os turistas estrangeiros que estiverem em Cuba após a aprovação de uma das vacinas desenvolvidas contra o novo coronavírus no país terão a oportunidade de serem imunizados, segundo o diretor do Instituto Finlay, em Havana, Vicente Vérez, disse em uma entrevista para o canal de televisão venezuelano Telesur em 23 de janeiro. O vídeo viralizou no Twitter e deixou os internautas eufóricos com a possibilidade.

“Se tudo sair bem, este ano teremos vacinado toda a população cubana”, disse Vérez no vídeo. “Os turistas terão a opção, se quiserem, de vacinar-se em Cuba também”. O vídeo, com trilha sonora dançante e frases como “praias, Caribe, mojitos e vacinas. Tudo em um mesmo lugar”, faz um incentivo ao turismo local.

O país tem atualmente quatro vacinas com testes em andamento, sendo duas na fase 2 dos estudos clínicos (Soberana 02 e Abdala) e outras duas na fase 1 (Soberana 01 e Mambisa). A Soberana 02, do Instituto Finlay em parceria com o Instituto Pasteur, do Irã, está em estágio mais avançado.

A expectativa é de que a fórmula tenha o uso autorizado na ilha em meados de março. O governo pretende vacinar toda a população, de aproximadamente 11,3 milhões de habitantes, ainda em 2021.

“Certamente estamos planejando produzir até 100 milhões de doses da Soberana 02. Essa é a vacina que está mais adiantada agora”, completou o pesquisador.

Com o aumento dos casos de Covid-19 no país, o governo anunciou, no último sábado (30/1), que os turistas que chegarem à ilha terão que cumprir quarentena enquanto aguardam o resultado do teste de detecção do novo coronavírus.

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?