Covid-19: criador de vacina cubana chama turistas para se vacinarem na ilha
Em entrevista ao canal Telesur TV, Vicente Vérez afirmou que visitantes terão a opção quando as vacinas estiverem disponíveis no país
atualizado
Compartilhar notícia
Os turistas estrangeiros que estiverem em Cuba após a aprovação de uma das vacinas desenvolvidas contra o novo coronavírus no país terão a oportunidade de serem imunizados, segundo o diretor do Instituto Finlay, em Havana, Vicente Vérez, disse em uma entrevista para o canal de televisão venezuelano Telesur em 23 de janeiro. O vídeo viralizou no Twitter e deixou os internautas eufóricos com a possibilidade.
“Se tudo sair bem, este ano teremos vacinado toda a população cubana”, disse Vérez no vídeo. “Os turistas terão a opção, se quiserem, de vacinar-se em Cuba também”. O vídeo, com trilha sonora dançante e frases como “praias, Caribe, mojitos e vacinas. Tudo em um mesmo lugar”, faz um incentivo ao turismo local.
#ENVIDEO | Al menos 100 millones de vacunas contra la Covid-19, #Soberana02, tiene planeado producir #Cuba para este 2021 pic.twitter.com/6Ts1ybN3nL
— teleSUR TV (@teleSURtv) January 23, 2021
O país tem atualmente quatro vacinas com testes em andamento, sendo duas na fase 2 dos estudos clínicos (Soberana 02 e Abdala) e outras duas na fase 1 (Soberana 01 e Mambisa). A Soberana 02, do Instituto Finlay em parceria com o Instituto Pasteur, do Irã, está em estágio mais avançado.
A expectativa é de que a fórmula tenha o uso autorizado na ilha em meados de março. O governo pretende vacinar toda a população, de aproximadamente 11,3 milhões de habitantes, ainda em 2021.
“Certamente estamos planejando produzir até 100 milhões de doses da Soberana 02. Essa é a vacina que está mais adiantada agora”, completou o pesquisador.
Com o aumento dos casos de Covid-19 no país, o governo anunciou, no último sábado (30/1), que os turistas que chegarem à ilha terão que cumprir quarentena enquanto aguardam o resultado do teste de detecção do novo coronavírus.