Covid-19: contágio pode continuar até 8 dias após fim de sintomas
Pacientes curados devem continuar tomando cuidado nos dias seguintes ao fim do isolamento, aponta estudo
atualizado
Compartilhar notícia
Uma dúvida frequente entre as pessoas que foram diagnosticadas com o coronavírus é por quanto tempo o micro-organismo pode ser transmitido. Um estudo publicado pelo Jornal de Medicina Respiratória e Cuidados Críticos, dos Estados Unidos, afirma que, mesmo depois do fim dos sintomas, pacientes infectados podem transmitir a doença por até oito dias.
A pesquisa monitorou 16 pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital de Pequim, na China, e descobriu que metade dos participantes continuaram carregando o vírus mesmo depois de se recuperarem e deixarem de apresentar sintomas.
Em média, o paciente continua sendo capaz de infectar outras pessoas por dois dias e meio, mas pode chegar a ter o vírus por até oito dias após o término dos sintomas.
“Essa informação pode fornecer dados importantes para o combate da doença, tanto nos hospitais quanto em políticas públicas, uma vez que sabemos que os pacientes podem contaminar outras pessoas mesmo após receber alta do hospital”, afirma Lokesh Sharma, coautor da pesquisa e professor da Escola de Medicina de Yale.
Com os resultados, os pesquisadores sugerem que pessoas com a Covid-19 se mantenham em isolamento por mais três dias além dos 14 recomendados, principalmente os que tiveram quadros mais leves da doença.