metropoles.com

Covid-19: casal brasileiro desenvolve teste mais barato que o PCR

Pesquisadores trabalham na Fiocruz e na UFSC, e criaram um teste para o coronavírus mais rápido e barato que o mais usado no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
teste vacina
1 de 1 teste vacina - Foto: null

Depois de ouvirem a queixa de um vizinho, que ficou surpreso com o elevado custo do teste PCR que detecta a Covid-19, um casal de pesquisadores especializado em doenças tropicais, como a malária, teve a ideia de criar uma solução mais acessível.

“Um dia a gente estava subindo a rua do nosso condomínio e nossos vizinhos falaram que tinham acabado de fazer um teste. Era bem no início da pandemia. Na época, a gente nem sabia que ia durar tantos meses. E eles falaram: ‘Nossa, a gente pagou muito caro. Mais de R$ 300 e vai ficar pronto 3 dias só’”, conta Luísa Rona em entrevista ao G1.

Ela é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E casada com André Pitaluga, pesquisador da Fiocruz, sua dupla também na invenção. A tecnologia criada por eles e aplicada no novo kit de diagnóstico é a chamada RT-lamp. Existe desde o início dos anos 2000, mas foi adaptada para o teste de Covid e mostrou resultados de alta precisão.

5 imagens
Ministério da Saúde distribui testes de Covid no Maranhão. Ação busca conter variante indiana
Gráfico mostra queda nas internações por Covid-19 no DF
Barreira sanitária na Igreja da Matriz, onde fica a imagem do Pai Eterno, em Goiás
Ato no Rio de Janeiro no último dia 3 de julho pediu mais vacinas e mirou o governo federal
1 de 5

Testes de coronavírus no Lacen da Bahia

Paula Fróes/GOVBA
2 de 5

Ministério da Saúde distribui testes de Covid no Maranhão. Ação busca conter variante indiana

Ministério da Saúde/Divulgação
3 de 5

Gráfico mostra queda nas internações por Covid-19 no DF

Secretaria de Saúde/Reprodução
4 de 5

Barreira sanitária na Igreja da Matriz, onde fica a imagem do Pai Eterno, em Goiás

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 5

Ato no Rio de Janeiro no último dia 3 de julho pediu mais vacinas e mirou o governo federal

Aline Massuca/Metrópoles

“O que nos fizemos foi adaptar uma tecnologia já existente usando o RT-lamp e adicionamos a essa tecnologia a primeira parte do diagnostico molecular, que é justamente um processo novo e muito eficiente de isolamento do RNA da amostra do paciente”, explica a pesquisadora.

Após passar por uma solução, uma espécie de membrana é retirada da amostra do kit e colocada na água. Os resultados negativos ficam rosa e os positivos ficam amarelos, e esse diagnóstico fica pronto em apenas 40 minutos.

A invenção brasileira tem um importante diferencial quando comparada ao PCR disponível no mercado: o custo previsto para o novo kit é de cerca de R$ 30. A criação já foi patenteada e agora será solicitada autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para seu uso pela população.

Esse teste mantém o método tradicional, que usa o swab nasal ou coleta a saliva. “Quando a gente fez o teste usando o swab, a gente começou a fazer exatamente igual ao PCR, a nossa sensibilidade foi de 96%”, relata Luísa. “A gente passou a fazer a testagem com amostras de saliva coletadas em jejum e foi para 98%”, conta André.

Tendo em vista a presença da variante Delta no Brasil, que até o momento foi identificada como a mais transmissível, a testagem em massa ganha mais importância como aliada no combate à disseminação do vírus. É por meio dela que órgãos de saúde e a população em geral podem rastrear infectados e controlar a transmissão da Covid-19 e suas mutações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?