Covid-19: bode e mamão testam positivo na Tanzânia e governo investiga kits
O governo realizou testes com várias amostras não humanas após suspeitar dos resultados dos exames de detecção do coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Tanzânia, John Magufuli, abriu uma investigação sobre a qualidade dos testes de detecção da Covid-19 no país depois que um bode e um mamão testaram positivo para o novo coronavírus.
Magufuli afastou o chefe do laboratório nacional de saúde, encarregado dos testes, na segunda-feira (04/05) depois de saber que os testes importados estavam falhando nos resultados.
Em um discurso transmitido pela emissora pública TBC, o presidente sugeriu que as falhas nos kits podem ter sido provocados por erros técnicos ou problemas nos reagentes importados. “Também é provável que os técnicos estejam sendo subornados para enganar as pessoas”, completou.
Mas o presidente não informou onde os kits foram comprados e nem de onde surgiu a suspeita de que eles estariam falhando para que os testes em animais e frutas fossem realizados.
O governo do país tem sido criticado por omitir informações da população e não adotar medidas mais rígidas no combate ao vírus. As aulas nas escolas foram suspensas, mas o comércio e o transporte público continuam funcionando normalmente.