Covid-19: assintomáticos podem chegar a 20% dos infectados, afirma pesquisa
Pesquisadores da Universidade de Bern, na Suíça, revisaram 79 estudos anteriores sobre o assunto para chegar a essa conclusão
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade de Bern, na Suíça, avançaram para desvendar mais um dos muitos mistérios presentes na pandemia do novo coronavírus.
A partir da revisão de 79 estudos já publicados sobre os pacientes que testaram positivo e não apresentaram sintomas, eles estimam que 20% dos infectados pelo Sars-CoV-2 sejam assintomáticos.
Os resultados do trabalho foram publicados no medRxiv em julho e ainda não passaram pela revisão de pares. Os autores se apoiaram exclusivamente em pesquisas nas quais a infecção dos pacientes estava confirmada por exames de RT-PCR – considerados padrão-ouro para a detecção do novo vírus.
No trabalho, o termo assintomáticos foi esclarecido como se referindo apenas a pacientes que não relataram sintomas nem antes nem depois do exame de confirmação. Os que apresentaram sintomas após os exames, foram chamados de pré-sintomáticos.
Entender o papel dos assintomáticos, que apesar de não terem os sintomas são capazes de transmitir o vírus, é importante para definir medidas de vigilância epidemiológica.