metropoles.com

Covid-19: Anvisa estuda autorizar dois novos testes de vacinas no Brasil

País tem sido procurado por laboratórios internacionais para sediar estudos clínicos de métodos de imunização e de medicamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Prime Vacinas
1 de 1 Prime Vacinas - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O Brasil pode virar o local de testes de duas novas candidatas a vacina contra a Covid-19 nos próximos dias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda dois pedidos de ensaios clínicos com voluntários para serem realizados no país.

O gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, afirmou ao jornal Folha de São Paulo que o Brasil tem sido bastante procurado por farmacêuticas internacionais e a agência está avaliando propostas de ensaios clínicos.

Atualmente, o Brasil conta com dois estudos sobre métodos de imunização que estão na fase 3 em andamento: o da Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e o do laboratório chinês Sinovac, sob responsabilidade do Instituto Butantan.

Autorização para medicamentos
Na segunda-feira (20/7), a Anvisa informou que dará prioridade na avaliação de pedidos de estudos clínicos com medicamentos para prevenção e tratamento da Covid-19 por meio do Comitê de Avaliação de Estudos Clínicos, Registro e Pós-Registro de Medicamentos.

“Devido ao aumento do número de Dossiês de Desenvolvimento Clínico de Medicamentos (DDCMs) e Dossiês Específicos de Ensaios Clínicos (DEECs), a Anvisa adotou um novo fluxo para avaliação dos pedidos de estudos clínicos”, informa o comunicado.

Após a submissão formal do protocolo, o comitê terá o prazo médio de 72 horas para fazer a avaliação. O objetivo é dar celeridade à disponibilização de medicamentos que possam auxiliar no alívio dos efeitos da Covid-19.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?