Covid-19: 15% da população brasileira tem anticorpos, diz estudo
Estudo EpiCovid-19 BR fez testes de anticorpos em 120 mil pessoas e identificou porcentagem de infectados até abril de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com os últimos dados fornecidos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sobre a pesquisa EpiCovid-19 BR, até abril de 2021, 15% da população brasileira já tinha sido exposta ao coronavírus. O estudo, coordenado inicialmente pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e financiado pelo Ministério da Saúde, agora é organizado pela Unifesp e amparado pela iniciativa Todos Pela Saúde e pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Foram feitos testes de anticorpos em 120 mil pessoas de 133 municípios de todas as regiões do país entre janeiro e abril deste ano. A quantidade da população protegida contra a Covid-19 varia de estado para estado — por exemplo, 31,4% da população do Amazonas possui anticorpos, enquanto apenas 9,89% dos cearenses os apresenta. Cerca de 1% dos participantes afirmou já ter sido vacinado ao fazer o exame.
De acordo com a Unifesp, os resultados da quarta fase do estudo mostram que a Covid-19 está espalhada pelo Brasil, mas a proteção ao vírus ainda está muito longe de uma imunidade coletiva de rebanho.
“Esses resultados mostram que há muita variação espacial na epidemia. Temos várias epidemias e não apenas uma no Brasil. Essa variação se estende por todo o país e será um dos objetos de estudo mais detalhado deste projeto”, adianta Marcelo Burattini, coordenador da pesquisa, em entrevista à Unifesp.