metropoles.com

Covid-19: 15% da população brasileira tem anticorpos, diz estudo

Estudo EpiCovid-19 BR fez testes de anticorpos em 120 mil pessoas e identificou porcentagem de infectados até abril de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Universidade Federal de Goiás faz testagem da covid-19 em alunos e servidores
1 de 1 Universidade Federal de Goiás faz testagem da covid-19 em alunos e servidores - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

De acordo com os últimos dados fornecidos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sobre a pesquisa EpiCovid-19 BR, até abril de 2021, 15% da população brasileira já tinha sido exposta ao coronavírus. O estudo, coordenado inicialmente pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e financiado pelo Ministério da Saúde, agora é organizado pela Unifesp e amparado pela iniciativa Todos Pela Saúde e pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Foram feitos testes de anticorpos em 120 mil pessoas de 133 municípios de todas as regiões do país entre janeiro e abril deste ano. A quantidade da população protegida contra a Covid-19 varia de estado para estado — por exemplo, 31,4% da população do Amazonas possui anticorpos, enquanto apenas 9,89% dos cearenses os apresenta. Cerca de 1% dos participantes afirmou já ter sido vacinado ao fazer o exame.

De acordo com a Unifesp, os resultados da quarta fase do estudo mostram que a Covid-19 está espalhada pelo Brasil, mas a proteção ao vírus ainda está muito longe de uma imunidade coletiva de rebanho.

“Esses resultados mostram que há muita variação espacial na epidemia. Temos várias epidemias e não apenas uma no Brasil. Essa variação se estende por todo o país e será um dos objetos de estudo mais detalhado deste projeto”, adianta Marcelo Burattini, coordenador da pesquisa, em entrevista à Unifesp.

5 imagens
1 de 5

Moises Dias/Metrópoles
2 de 5

Moises Dias/Metrópoles
3 de 5

Moises Dias/Metrópoles
4 de 5

Moises Dias/Metrópoles
5 de 5

Moises Dias/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?