metropoles.com

Covaxx e Dasa anunciam testes de vacina contra Covid-19 no Brasil

Voluntários brasileiros serão recrutados até o fim de 2020 para as fases 2 e 3 do estudo, previsto para acontecer ao longo de 12 meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Louis Reed/Unsplash
vacina laboratório
1 de 1 vacina laboratório - Foto: Divulgação/Louis Reed/Unsplash

A farmacêutica Covaxx anunciou na manhã desta quarta-feira (9/9) que iniciará os testes clínicos de fases 2/3 de sua candidata à vacina contra a Covid-19 no Brasil. O estudo será conduzido pelo grupo Dasa com, no mínimo, 3 mil voluntários distribuídos em centros de pesquisa do país.

Esta fase dos testes tem o objetivo de verificar a eficácia e segurança da vacina. Em coletiva de imprensa, o diretor médico da Dasa, Gustavo Campana, afirmou que o recrutamento dos voluntários acontecerá até o fim de 2020, a partir de um banco de dados de testes de Covid-19.

O estudo será conduzido ao longo de 12 meses, expandido por até dois anos para a avaliação de segurança do imunizante. Ele deve começar assim que os resultados da fase 1, conduzida em Taiwan com 60 pacientes, forem divulgados.

De acordo com representantes das duas empresas, o estudo preliminar da vacina tem demonstrado alto potencial de resposta imunológica e de segurança.

De acordo com a diretora e co-fundadora do Covaxx, Mei Mei Hu, a vacina foi desenvolvida a partir da plataforma de vacina UBITh Peptide, baseada em peptídios, que tem sido usada para desenvolver outras vacinas disponíveis comercialmente.

“Estamos há muitos anos investindo nessa plataforma e agora temos a oportunidade de aplicá-la na pandemia mais importante que o mundo já viu. Nós desenvolvemos um peptídio chave que se parece e imita a célula T. Para Sars-CoV-2 queremos ativar os dois braços da célula imune, B e T. Os resultados são que podemos gerar uma resposta imune muito ampla”, explicou Mei Mei.

7 imagens
1 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
2 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
3 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
4 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
5 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
6 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
7 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?