Covaxx e Dasa anunciam testes de vacina contra Covid-19 no Brasil
Voluntários brasileiros serão recrutados até o fim de 2020 para as fases 2 e 3 do estudo, previsto para acontecer ao longo de 12 meses
atualizado
Compartilhar notícia
A farmacêutica Covaxx anunciou na manhã desta quarta-feira (9/9) que iniciará os testes clínicos de fases 2/3 de sua candidata à vacina contra a Covid-19 no Brasil. O estudo será conduzido pelo grupo Dasa com, no mínimo, 3 mil voluntários distribuídos em centros de pesquisa do país.
Esta fase dos testes tem o objetivo de verificar a eficácia e segurança da vacina. Em coletiva de imprensa, o diretor médico da Dasa, Gustavo Campana, afirmou que o recrutamento dos voluntários acontecerá até o fim de 2020, a partir de um banco de dados de testes de Covid-19.
O estudo será conduzido ao longo de 12 meses, expandido por até dois anos para a avaliação de segurança do imunizante. Ele deve começar assim que os resultados da fase 1, conduzida em Taiwan com 60 pacientes, forem divulgados.
De acordo com representantes das duas empresas, o estudo preliminar da vacina tem demonstrado alto potencial de resposta imunológica e de segurança.
De acordo com a diretora e co-fundadora do Covaxx, Mei Mei Hu, a vacina foi desenvolvida a partir da plataforma de vacina UBITh Peptide, baseada em peptídios, que tem sido usada para desenvolver outras vacinas disponíveis comercialmente.
“Estamos há muitos anos investindo nessa plataforma e agora temos a oportunidade de aplicá-la na pandemia mais importante que o mundo já viu. Nós desenvolvemos um peptídio chave que se parece e imita a célula T. Para Sars-CoV-2 queremos ativar os dois braços da célula imune, B e T. Os resultados são que podemos gerar uma resposta imune muito ampla”, explicou Mei Mei.