Couve com limão: saiba como ingredientes potencializam seu suco detox
Combinação da fruta com a folhagem traz benefícios para a saúde do fígado e do sistema imunológico, além de ajudar na digestão
atualizado
Compartilhar notícia
Existem alguns alimentos que são peças-chave no cardápio de quem quer manter uma alimentação saudável. A couve e o limão são dois dos protagonistas dessa lista de queridinhos para o organismo e combiná-los pode potencializar os benefícios de cada um deles para o corpo.
Uma forma interessante de misturar estes ingredientes é incluí-los no suco detox. A couve é a grande protagonista dos sucos verdes: sua coloração escura é que costuma dar o tom da bebida e também empresta certo amargor à mistura.
Os benefícios dfa folha para a saúde, porém, são ainda mais marcantes. “A couve contém antioxidantes, glucosinolatos e fibras. Ela tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam na desintoxicação e proteção hepática”, afirma a nutricionista Camila Pedrosa, de Brasília.
Já o limão, com sua acidez marcante, costuma acompanhar outras bebidas, como a água com gás, inundando-as de vitamina C e ácido cítrico. Juntos em um mesmo copo, couve e limão aumentam a absorção de nutrientes, oferecem proteção ao sistema imunológico e promovem uma digestão saudável, potencializando os benefícios, especialmente para o fígado, justamente o órgão responsável por desintoxicar o organismo.
A nutricionista Marina Feuro, do Rio de Janeiro, explica que a combinação pode ajudar até a combater a anemia. “A combinação da vitamina C do limão com o ferro presente na couve potencializa a absorção de ferro no organismo. Além disso, também ajuda a aumentar a ingestão de minerais, como ferro e magnésio, por exemplo. É uma opção saudável para iniciar o dia com bastante saciedade pela quantidade de fibras, bem como diminuir radicais livres que aceleram o envelhecimento precoce das células”, ensina.
Como fazer um suco detox de couve com limão?
Os sucos verdes, popularmente conhecidos como sucos detox, não são, propriamente, agentes de desintoxicação no organismo. O que eles fazem é abastecer o corpo de nutrientes, dando mais ferramentas para que o fígado trabalhe na eliminação de toxinas através das fezes ou da urina.
Tanto a couve como o limão são excelentes para a saúde do fígado. Eles oferecem uma combinação de nutrientes que é descrita como “uma junção perfeita” por Camila. “A bebida ajuda a gabaritar a quantidade de verduras e de nutrientes que precisamos ter nas refeições”, afirma Marina.
Pode ajudar na riqueza nutricional da mistura a adição de outros ingredientes como pepino, gengibre e salsinha. A recomendação, porém, é não exagerar na dose. Ambas profissionais recomendam que a bebida seja ingerida apenas uma vez ao dia e que se inclua o suco detox no cardápio apenas três vezes na semana.
Receita de suco de limão, couve e maçã
Ingredientes:
- 1 folha de couve;
- Suco de 1 limão;
- 1 maçã (opcional, para adoçar);
- 1 copo (200 ml) de água;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Lave bem os ingredientes. Coloque todos no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Coe se desejar (algumas pessoas preferem coar para uma textura mais suave).
Suco de limão, couve e abacaxi
Ingredientes:
- 1 folha de couve;
- Suco de meio limão;
- Duas rodelas de acabaxi (para adoçar);
- 150 ml de água;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Repita o processo da receita anterior.
Contraindicações
Pessoas que tenham problemas na tireoide devem consultar um nutricionista para evitar ingerir quantidades da bebida que possam atrapalhar a eficácia dos medicamentos, já que a couve contém goitrogênios, que podem interferir com a função da glândula. Pacientes com tendência a ter pedras nos rins tampouco devem exagerar nas doses dos sucos.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!