metropoles.com

Saiba por que você não pode usar cotonete para limpar os ouvidos

Fonoaudióloga explica que cotonete e vela auricular prejudicam os ouvidos. Ela lista cinco formas ideais para higienizar os órgãos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Phasinphoto/Getty Images
Foto colorida de mulher colocando cotonete dentro do ouvido
1 de 1 Foto colorida de mulher colocando cotonete dentro do ouvido - Foto: Phasinphoto/Getty Images

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cotonete não é o meio ideal para limpar os ouvidos. Ao usar o objeto para higienizar as orelhas, a cera é empurrada para o fundo do canal auditivo, o que causa um acúmulo maior de resíduo.

“Ele também pode causar lesões na pele do canal auditivo. Pressionar a cera para o fundo pode perfurar o tímpano e causar danos nos ouvidos. Além disso, há também um risco maior de contrair infecções”, alerta a fonoaudióloga Sophy Magee, da Boots Hearingcare, do Reino Unido em entrevista ao site The Mirror.

Outro método nocivo para limpar os ouvidos, acrescenta a fonoaudióloga, é o uso de velas auriculares. Em tese, o uso do objeto aceso no ouvido aplicaria uma pressão que suga a cera.

“Elas são comercializadas como um remédio natural, mas são ineficazes e apresentam muitos riscos à segurança, já que podem resultar em lesões como queimaduras e perfuração do tímpano”, afirma Sophy.

Então, qual é a forma correta de limpar os ouvidos? A fonoaudióloga destaca cinco métodos seguros e eficazes para higienizar a região. Confira:

1. Kit de irrigação auricular

Uma das formas de fazer a higiene segura é por meio dos kits de irrigação auricular encontrados em farmácias. Segundo as instruções, a solução salina amolece a cera, fazendo-a escorrer para a parte de fora do ouvido.

“Antes de usar, busque um profissional para certificar que seu tímpano não está ferido e constatar a segurança do kit”, afirma Sophy.

2. Spray de azeite

Existe um spray de azeite chamado Earol que se espalha uniformemente no ouvido, suaviza a cera e a torna mais fácil de ser removida. “Evite as marcas que contêm peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio, pois destroem a camada protetora do canal auditivo junto com parte da pele”, alerta a fonoaudióloga.

 3. Pano úmido

“Use um pano úmido para limpar suavemente a parte externa do ouvido. A ação pode ajudar a amolecer a cera, o que facilita o movimento natural da substância em direção à abertura do ouvido. Adotar a prática regularmente deve ser suficiente para manter a limpeza”, sugere a fonoaudióloga.

4. Fator natural

Os ouvidos possuem um fator natural de limpeza que promove uma ação autolimpante. Existe uma quantidade segura de cera, que possui propriedade lubrificante e protetora. “Portanto, é recomendável deixar o aparelho auditivo em paz”, afirma Sophy.

5. Limpeza profissional

Lavar o ouvido sozinho pode ser arriscado – mesmo no banho e com delicadeza, existe o risco de entupimento das vias. Uma opção segura é ir ao médico de tempos em tempos para realizar a lavagem.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?