Corrida faz bem ou mal para o joelho? Ortopedista responde
A corrida comumente leva à sobrecarga dos joelhos, mas também ao seu fortalecimento. Entenda como correr sem riscos
atualizado
Compartilhar notícia
Correr é uma ótima prática para a saúde do coração e também para o condicionamento físico. Mas, sem treinamento e o calçado adequado, pode prejudicar a saúde do joelho. É possível fazer a prática sem colocar em risco a articulação?
“Todo esporte gera algum tipo de estresse articular. Afinal, nenhuma atividade física é 100% livre de impactos ou possibilidades de lesões”, afirma o ortopedista Isaias Chaves, especialista em articulações. “Se o paciente inicia a prática de corrida sem uma adequada orientação, o risco de lesões cresce”, afirma.
Benefícios da corrida para os joelhos
Não são apenas riscos e prejuízos que a corrida oferece à articulação. Conforme o ortopedista, a modalidade é um esporte excelente, pois é fácil de se praticar, podendo ser realizado em qualquer lugar ou cidade.
Além disso, a corrida libera hormônios que melhoram o humor do paciente, e ainda fortalece as articulações. Isso porque, além dos benefícios sistêmicos ao corpo, quando praticada de forma correta, a modalidade proporciona um aumento de massa muscular dos joelhos, melhorando sua estabilidade e prevenindo dores a longo prazo.
Cuidados
Ele orienta que se você é praticante de corrida e sente dores nas articulaçõess, antes, durante e após a corrida, ou se seu joelho incha, você precisa imediatamente de uma avaliação especializada. “Busque sempre um ortopedista especialista para evitar que um problema maior ocorra”, aconselha o médico.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!