metropoles.com

Posso correr todos os dias? Especialista indica cuidados necessários

A corrida é um esporte muito popular e acessível. No entanto, alguns cuidados precisam ser seguidos para que o atleta amador evite lesões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Imagem mostra mulher branca de top e calça preta e fones de ouvido correndo - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra mulher branca de top e calça preta e fones de ouvido correndo - Metrópoles - Foto: GettyImages

Correr é uma das atividades físicas mais populares e acessíveis, além de ser uma ótima opção de exercício aeróbico.

A corrida melhora a capacidade cardiovascular, ajuda a controlar o peso e promove a sensação de bem-estar. Também contribui para a prevenção de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão, colaborando para a longevidade.

O professor Herbert Gustavo Simões, do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, conta que a corrida pode reduzir a ansiedade e os sintomas de depressão. Além da melhorar, a densidade mineral óssea e a composição muscular.

Segundo ele, a atividade física só é contraindicada para pessoas que tenham problemas no joelho, coluna ou quadril ou estejam obesas, sem conseguir se movimentar direito para a prática de exercícios.

No entanto, apesar de a corrida ser um exercício simples, é importante que o iniciante busque orientação profissional antes de iniciar uma rotina de treinos.

Vale a pena correr todos os dias?

O professor da Universidade Católica esclarece que, se a pessoa desejar e tiver disposição, ela pode correr todos os dias. No entanto, ele não recomenda por conta do desgaste físico.

“Três vezes na semana já é o suficiente. Treinar todo dia pode levar ao overtraining, que é a perda da performance decorrente de treino excessivo, além de causar desequilíbrios hormonais”, aponta Simões.

Ele sugere que a corrida seja alternada com outros exercícios, como a musculação. “O excesso de treinamento pode levar a lesões por esforço repetitivo, como fraturas por estresse, tendinites e dores musculares crônicas. Para minimizar isso, o ideal é começar a musculação antes da corrida”, afirma.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?