Coronavírus sobrevive na pele humana por até 9 horas, revela estudo
Para realizar os testes sem submeter pessoas saudáveis a riscos, cientistas usaram amostras de pele recolhidas em autópsias
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade de Medicina da Prefeitura de Kyoto, no Japão, descobriram que o novo coronavírus sobrevive por até 9 horas na pele humana.
O tempo é quatro vezes maior do que o vírus Influenza A, que causa a gripe, consegue sobreviver nas mesmas condições. As evidências obtidas destacam a importância de lavar as mãos com cuidado ou usar produtos sanitizantes, como o álcool em gel.
A pesquisa foi publicada na revista Clinical Infectious Diseases. Para realizar os testes sem submeter pessoas saudáveis a riscos, os cientistas usaram amostras de pele humana recolhidas em autópsias.
Em laboratório, as amostras dos dois vírus – Sars-CoV-2 e Influenza A – foram aplicadas sobre enxertos e tiveram suas viabilidades comparadas.
Na conclusão do trabalho, os pesquisadores escrevem: “Este estudo mostra que o Sars-CoV-2 pode ter um risco maior de transmissão por contato do que o vírus da influenza A porque o primeiro é muito mais estável na pele humana do que o anterior”. (Com informações do Daily Mail)