“Coronavírus se espalha como nunca antes nas Américas”, afirma Opas
O Brasil bateu um novo recorde de casos, com 204 mil diagnósticos confirmados em 24 horas, nessa quarta-feira (19/1)
atualizado
Compartilhar notícia
A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, fez um alerta, nessa quarta-feira (19/1), em relação à velocidade de transmissão do novo coronavírus pelo continente.
“O vírus está se espalhando mais ativamente do que nunca”, disse.
Na última semana, os registros das Américas atingiram novos picos, com 7,2 milhões de novos casos e mais de 15 mil mortes relacionadas à Covid-19.
O gerente de Incidentes na Covid-19 da Opas, Sylvain Aldighieri, destacou que, embora mais de 60% das pessoas na América Latina e no Caribe tenham sido totalmente vacinadas contra a doença, a variante Ômicron está se espalhando rapidamente em todas as regiões.
Dados da agência de saúde mostram que o Caribe é o local com o aumento mais acentuado de novas infecções desde o início da pandemia. Os Estados Unidos e o Canadá são os países com a maior incidência de hospitalizações.
O Brasil registrou, nessa quarta-feira (19/1), um novo recorde de casos diários de Covid-19, com 204.854 casos diagnósticos confirmados em 24 horas, aumento de 49,4% em relação ao recorde anterior, registrado na terça-feira (18/1), quando 137.103 casos novos foram notificados.
“O avanço da variante nas próximas semanas e meses dependerá de medidas de saúde pública para contê-la, incluindo uso de máscaras e distanciamento social e sobretudo vacinações, para reduzir a gravidade dos casos de Covid-19 e internações”, disse Aldighieri.