metropoles.com

Coronavírus: Saúde vai fazer 21 milhões de testes entre junho e agosto

Programas para ampliar a testagem no país e ter mais informações sobre alcance da epidemia serão colocados em prática nos próximos meses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Os testes começam às 8h e vão até as 17h
1 de 1 Os testes começam às 8h e vão até as 17h - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (06/05), o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, apresentou os programas Confirma Covid-19 e o Testa Brasil, que pretendem ampliar a quantidade de exames de coronavírus no país. Desenhados em janeiro, durante a gestão Mandetta, a testagem em massa começará a ser feita em junho e, até o final de agosto, a meta é testar 21 milhões de pessoas. Estão sendo adquiridos diagnósticos suficientes para 22% da população.

Wanderson lembra que o período entre junho e agosto é, tradicionalmente, o de maior circulação de vírus respiratórios no país. “Os nossos laboratórios centrais têm capacidade de analisar 2.700 testes por dia. Com essa estratégia, vamos chegar a quase 70 mil testes diariamente”, afirmou o secretário.

O Confirma Covid-19 pretende identificar pessoas doentes com até sete dias de início dos sintomas, com testes PCR — serão 13 milhões de exames. A ideia é descrever e monitorar o perfil dos doentes, a distribuição e a tendência temporal dos casos, além de ajudar no diagnóstico e na prescrição do isolamento para as pessoas confirmadas com a doença.

Já o Testa Brasil é feito com testes rápidos (8 milhões no total), e pretende obter dados sobre contágio, sintomas da Covid-19, informações socioeconômicos e sobre o mercado de trabalho. Será feita uma busca ativa por telefone, com acompanhamento mensal.

Uma parceria com o IBGE foi feita para definir quem será entrevistado e fará os testes. Depois, a instituição ajudará o ministério da Saúde a interpretar o dado de cada região. “Cidades com mais de 500 mil habitantes, capitais e regiões metropolitanas vão ter unidades de coleta, e o resultado do exame será recebido pelo celular entre 24h e 96h”, explicou o secretário.

Desaceleração
A estratégia deve continuar até dezembro. Em setembro e outubro, serão feitos 5 milhões de testes (3 milhões PCR e 2 milhões rápidos) para avaliar o perfil de ocorrência do vírus no período de sazonalidade de vírus respiratórias. Em novembro e dezembro, mais três milhões de exames serão feitos (1 milhão PCR e 2 milhões rápidos) para atualizar o Sistema de Vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Viral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?