metropoles.com

Coronavírus: Saúde teme efeitos de eventual suspensão das aulas

Brasil tem 907 casos em investigação e 52 confirmados. No DF, são dois moradores infectados e 74 registros suspeitos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles
ministro luiz henrique mandetta
1 de 1 ministro luiz henrique mandetta - Foto: Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

Durante sessão extraordinária da comissão geral da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (11/03), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou se preocupar com a saúde dos idosos no caso de cancelamento ou adiamento das atividades escolares.

Segundo ele, é comum na cultura brasileira que crianças e adolescentes, quando não podem ir à escola, acabem ficando sob o cuidado dos avós. Em pessoas mais jovens, a taxa de mortalidade do coronavírus é muito baixa e é possível que o paciente não apresente sintomas enquanto ainda está contagioso. Aumentando o contato com os avós, os idosos – já o grupo mais vulnerável –, ficariam ainda mais em risco.

“Se for para colocar com os avós, vou contaminar aqueles que mais quero proteger, que são os idosos e os doentes crônicos”, disse .

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou, via Twitter, que as escolas poderão ter de implementar “medidas emergenciais pontuais” para prevenir o coronavírus. Entre as sugestões do ministro, estão planejar aulas remotas ou mudar o calendário escolar.

Balanço

Segundo o Ministério da Saúdeo Distrito Federal possui dois casos confirmados e 74 suspeitos do novo coronavírus. A pasta informa que foram descartados 28 pacientes que se encaixavam na definição.

No Brasil, até o momento, o país tem 52 casos confirmados, 907 sob investigação e 935 descartados. Foram incluídos os casos de Porto Alegre e outros dois no Rio de Janeiro. Agora, há casos registrados no estado fluminense, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais.

Pandemia

Também nesta quarta (11/03), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. A reclassificação ocorreu horas após o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarar que a ameaça de uma pandemia do coronavírus se tornou “bastante real”. Até então, ele afirmava, em seguidos pronunciamentos, que a doença poderia ser contida.

No mundo, há mais de 118 mil casos, em 114 países, e 4.291 mortes em decorrência da doença. Os sintomas da Covid-19 são semelhantes aos de uma gripe comum na maioria das pessoas e, para evitar a propagação do vírus, os órgãos recomendam medidas de higiene simples, como lavar as mãos regularmente e usar álcool em gel.

De acordo com a OMS, o número de casos, mortes e países afetados deve subir nos próximos dias. Nas últimas duas semanas, a quantidade de ocorrências fora da China aumentou 13 vezes e o de países afetados triplicou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?