Coronavírus: Saúde do RJ apura caso de reinfecção em mulher de 39 anos
A paciente teria sico contaminada pelo novo coronavírus em maio e, novamente, em agosto, de acordo com a secretaria estadual de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
A secretaria de saúde do Rio de Janeiro investiga o caso de uma mulher de 39 anos que pode ter sido infectada duas vezes pelo coronavírus. Ela recebeu um novo diagnóstico positivo três meses depois de ter testado pela primeira vez.
A paciente é moradora de Volta Redonda e trabalha na capital fluminense e em Angra dos Reis. Ela teve contato com o vírus em maio e, segundo o governo, em agosto voltou a sentir os sintomas da doença.
A pasta informou que notificações de casos de reinfecção são incomuns e, por se tratar de uma doença nova, “ainda está sendo estudada pelos especialistas a possibilidade de reinfecção por Covid-19”. Exames genômicos precisarão ser realizados para confirmar se, de fato, ela adquiriu o vírus uma segunda vez.
Por nota, a secretaria de saúde do Distrito Federal informou que, no momento, não há nenhum caso semelhante em investigação na capital do país.
Além da paciente carioca, foram identificadas 20 possíveis reinfecções no Brasil. Os casos, no entanto, ainda estão em apuração.
Alerta
O primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus foi confirmado em Hong Kong, em um paciente de 33 anos que voltou a ter os sintomas da doença quatro meses e meio depois de recuperado, ao voltar de uma viagem na Espanha. O sequenciamento genético do vírus comprovou que se tratava de uma nova infecção.
A notícia confirmou uma suspeita dos médicos: a de que o organismo de algumas pessoas não chega a desenvolver anticorpos suficientes para livrá-las de uma segunda infecção ou os anticorpos desenvolvidos duram um período limitado. (Com informações da Agência Brasil)