Coronavírus: saiba como usar e higienizar máscaras feitas em casa
Secretaria de Saúde do DF lembra que é necessário trocar o equipamento a cada três horas para evitar infecções
atualizado
Compartilhar notícia
Para defender a população de uma possível infecção pelo coronavírus, o Ministério da Saúde decidiu recomendar a todos os brasileiros a usarem máscaras, estejam doentes ou não. O governo sugere ainda que as pessoas produzam seus próprios modelos para evitar o fim do estoque dos equipamentos de proteção profissionais.
A eficácia do modelo feito em casa depende de como o item é manipulado. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal explica que, para começar, o equipamento deve ser feito de tecido hipoalergênico, à base de algodão espesso e resistente. A máscara deve também cobrir completamente nariz e boca e não deixar espaços nas laterais vedando completamente a área.
Mesmo com a proteção, a indicação é manter a distância de pelo menos um metro de outras pessoas e trocar a máscara a cada três horas. Pois, a medida que se fala, o tecido fica molhado e se torna mais permeável, possibilitando a entrada do vírus. O item deve ser individual e nunca compartilhado.
Ao colocar e retirar, é preciso, antes, higienizar as mãos e, durante o processo, evitar tocar no tecido. Não deixe a máscara pendurada no pescoço ou braço: se precisar tirar a proteção, guarde-a em um saquinho individual.
Para lavar, deve-se colocar o equipamento de molho com água sanitária e sabão por 20 a 30 minutos, esfregar, enxaguar e colocar pra secar à sombra. Depois, o recomendado é passar a máscara a ferro e guardá-la em um saquinho.